E o Vento Levou: 80 anos - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

E o Vento Levou: 80 anos

80 anos se passaram. O dia era 15 de Dezembro de 1939, e a cidade era Atlanta (Geórgia – EUA). Na première, o público lotou o Loew’s Grand Theatre para assistir aquele que se tornaria o mais famoso filme da história. No Brasil, a exibição foi 7 meses depois, ou mais exatamente no dia 19 de Setembro de 1940. Aquela noite em Atlanta foi histórica, com o astro Clark Gable e as estrelas Vivien Leigh e Olivia de Havilland, ao lado do produtor David O. Selznick, em um grande espetáculo montado para celebrar a estreia de “E o Vento Levou”.  Entre os convidados, um grupo de veteranos de guerra, personalidades famosas, além de um público formado por milhares de pessoas. Aclamado pelos críticos, “E o Vento Levou” foi o grande vencedor do Oscar 1940, com a vitória de 8 estatuetas em competição e 2 especiais.

Muito já se falou sobre essa superprodução, e a crítica com a análise do filme você confere aqui. Vamos agora mostrar um pouco o que aconteceu aos atores de destaque, a autora do livro que originou a obra, o produtor, o diretor e o roteirista do mais famoso filme da história do cinema.

O elenco principal:

Clark Gable como Rhett Butler

Considerado por muitos o maior astro do cinema mundial, Gable ganhou destaque nas telas do cinema a partir do início dos anos 30, quando, pelo clássico “Aconteceu naquela Noite” (1934), ele foi premiado com o Oscar de melhor ator. No ano seguinte, ele foi novamente indicado por “O Grande Motim” (1935). Sua terceira e última indicação ao Oscar foi por “E o Vento Levou”, no papel que o imortalizou. Em 1942, uma tragédia o abalou profundamente: sua esposa Carole Lombard faleceu em um acidente aéreo. Seus filmes posteriores de destaque incluem: “Mogambo” (1953), “Nas Garras da Ambição” (1955), “O Mar é Nosso Tumulo” (1959), e seu último trabalho: “Os Desajustados”(1960), ao lado de Marilyn Monroe e Montgomery Clift. Gable faleceu em 16 de Novembro de 1960, aos 59 anos.

Clark Gable

Vivien Leigh como Scarlett O’Hara

Nas telas de cinema, a britânica Vivien Leigh não era muito conhecida até fazer um teste de elenco e ficar com o papel Feminino principal em “E o Vento Levou”, derrotando várias concorrentes. Por esse filme ela ganhou seu primeiro Oscar. Nos anos 40, Vivien brilhou em obras como: “A Ponte de Waterloo” (1940), “Cesar e Cleópatra” (1945) e “Anna Karenina” (1948). Por “Um Bonde Chamado Desejo” (1951), no marcante papel de Blanche Dubois, ela ganhou seu segundo Oscar. Vivien participaria de poucos filmes até falecer em 8 de Julho de 1967, aos 53 anos.

Vivien Leigh

Olivia de Havilland como Melanie Hamilton

Do elenco principal de “E o Vento Levou”, Olivia de Havilland é a única ainda viva. Hoje, aos 103 anos de idade, a atriz, já famosa antes do filme que a consagrou, participou de alguns filmes ao lado do astro Errol Flynn. Depois do megassucesso de “E o Vento Levou”, Olivia participou de produções como “A Estrada de Santa Fé” (1940), “Nascida para o Mal” (1942) e “Com a Maldade na Alma” (1964), e ganhou o Oscar por “Só Resta uma Lágrima” (1946) e “Tarde Demais” (1949).

Olivia de Havilland

Leslie Howard como Ashley Wilkes

Ator de sucesso nos anos 30, Leslie Howard tem o segundo papel masculino mais importante em “E o Vento Levou”, onde ele interpreta um marido fiel à sua esposa. Nascido em Londres, Howard ficou famoso também nos palcos. Ele fez poucos filmes após o estrondoso sucesso de “E o Vento Levou”, morrendo em 1 de junho de 1943, aos 50 anos, quando o avião em que ele estava foi bombardeado por engano por alemães.

Leslie Howard

Hattie McDaniel como Mammy

Primeira atriz negra a ganhar um Oscar (aqui como coadjuvante), Hattie McDaniel já havia trabalhado com diretores como John Ford (“Juiz Priest”), Josef von Sternberg (“A Vênus Loira”) e George Stevens (“A Mulher que Soube Amar”). Depois de seu premiado papel em “E o Vento Levou”, Hattie participou de filmes como “O Intrépido General Custer” (1941), “A Grande Mentira” (1941) e “A Canção do Sul” (1946). Ela faleceu em 26 de outubro de 1952, aos 57 anos.

Hattie McDaniel

Thomas Mitchell como Gerald O’Hara

Um dos maiores coadjuvantes do cinema clássico, Mitchell ganhou o Oscar de ator coadjuvante por “No Tempo das Diligências”, no ano em que interpretou o pai de Scarlett O’Hara em “E o Vento Levou”. Depois, participou de obras como “A Longa Viagem de Volta” (1940), “As Chaves do Reino” (1944), “A Felicidade Não se Compra” (1946) e “Matar ou Morrer” (1952). Faleceu em 17 de dezembro de 1962, aos 70 anos.

Thomas Mitchell

——————————————————————————————

David O. Selznick – O Produtor

Selznick foi um dos maiores produtores da história do cinema, tendo sido o maior responsável pela realização de “E o Vento Levou”, onde chegou mesmo a dirigir algumas cenas por conta da indefinição de diretores que entravam e saiam do projeto. Suas produções posteriores são “Rebecca, a Mulher Inesquecível” (1940), “Quando Fala o Coração” (1945), “Duelo ao Sol” (1946), “O Retrato de Jennie” (1948) e “O Terceiro Homem” (1949), entre outros. Faleceu em 22 de junho de 1965, aos 63 anos.

Sidney Howard

Victor Fleming – O diretor

Apesar de ter dirigido bons filmes, Victor Fleming não era visto como um diretor genial em Hollywood. Depois que “E o Vento Levou” e “O Mágico de Oz” tiveram problemas com a entrada e saída de diretores, Fleming teve seu nome unicamente creditado como diretor em ambos os filmes. Entre seus trabalhos posteriores estão “O Médico e o Monstro” (1941), “Dois no Céu” (1943) e “Joana D’Arc” (1948). Faleceu em 8 de janeiro de 1949, aos 59 anos.

Victor Fleming

Sidney Howard – O Roteirista

Premiado com Oscar de roteiro adaptado por “E o Vento Levou”, o escritor e roteirista Sidney Howard infelizmente morreu antes de receber seu prêmio e ver sua consagração. Antes de seu grande sucesso, ele havia escrito o roteiro de obras como “Médico e Amante” (1931) e “Fogo de Outono” (1936. Faleceu em 23 de agosto de 1939, aos 48 anos.

Sidney Howard

Margaret Mitchell – A escritora

Vencedora do prêmio Pulitzer pelo livro “E o Vento Levou”, a escritora Margaret Mitchell nasceu em Atlanta – local onde se passa a história de sua famosa e única obra -. Atropela por um táxi, a escritora faleceu no hospital 5 dias depois, em 11 de agosto de 1949, aos 48 anos.

Margaret Mitchell

Elenco de apoio:

Barbara O’Neil (Ellen O’Hara)

Ann Rutherford (Carreen)

Butterfly McQueen (Prissy)

George Reeves (Brent Tarleton)

Fred Crane (Stuart Tarleton)

Evelyn Keyes (Suellen)

Oscar Polk (Pork)

Victor Jory (Jonas Wilkerson)

Everett Brown (Sam)

Alicia Rhett (India)

Howard Hickman (John Wilkes)

Ward Bond (Tom)

Cammie King (Bonnie)

Ona Munson (Belle Watling)

Jane Darwell (Sra. Merriwether)

Carroll Nye (Frank Kennedy)

Band Brooks (Charles Hamilton)

Harry Davenport (Dr. Meades)

Leona Roberts (Sra. Meade)

Música:

Max Steiner

Fotografia:

Ernest Haller

Edição:

James E. Newcom e Hal C. Kern

Design de produção:

William Cameron Menzies

Direção de arte:

Lyle Wheeler

Figurino:

Walter Plunkett

Colaboração do texto: Ana Luiza

Deixe seu comentário