"Aspirantes" estreia hoje e trailer surpreende - Cinem(ação)
Cinema Nacional

“Aspirantes” estreia hoje e trailer surpreende

ASPIRANTES, primeiro longa-metragem de Ives Rosenfeld, estreia hoje nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Aracaju, Palmas e Niterói.

Protagonizado pelo ator Ariclenes Barroso, o filme acompanha a batalha de um jovem que quer se tornar profissional do futebol e precisa lutar contra a inveja crescente que pode colocar em perigo o amor de seu melhor amigo e de sua namorada. Com Sergio Malheiros, Julia Bernat e Karine Teles no elenco, o longa estreia em circuito comercial hoje, dia 28 de novembro.

Na trama, Junior e Bento são jovens jogadores de futebol do Bacaxá A.C., um time amador da cidade de Saquarema, no litoral do estado do Rio de Janeiro. Melhores amigos desde a infância, Bento está sempre procurando meninas e festas e, mesmo sem comprometimento com o esporte, é a maior estrela do time e está fechando contrato com um clube profissional. Já o comprometido Junior parece não ter sorte e tem que lidar com a gravidez inesperada de sua namorada, as preocupações constantes da mãe dela sobre o futuro deles, e o seu tio alcoólatra. Conforme ele percebe que seu sonho de ser uma grande estrela do futebol pode desmoronar, seu ciúme do sucesso de Bento cresce, até chegar em proporções perigosas.

O diretor, que também é responsável pelo roteiro junto a Pedro Freire, explica a origem do projeto: “Sempre sonhei em fazer um filme em torno do futebol. Como a maioria dos brasileiros, sou um apaixonado pelo esporte. O filme, portanto, partiu disso, do encontro entre minhas duas maiores paixões, o futebol e o cinema. Ao longo do processo de escrita do roteiro, fui procurando onde mais me interessava aprofundar o olhar. Conheci alguns meninos com o sonho de serem jogadores. A esmagadora maioria deles não logrará o sucesso. Preterir a história dos vencedores foi uma escolha natural”.

Para a escolha dos protagonistas de Aspirantes, a produção do filme realizou diversos testes de elenco. Inicialmente, acreditaram que talvez jogadores de futebol, não atores, seriam as escolhas mais adequadas. Porém os testes deixaram claro que esse não era o caminho, e para o papel de Júnior, protagonista absoluto da trama, foi escolhido o ator Ariclenes Barroso, que dá conta da densidade dramática do personagem.

Aspirantes foi o vencedor da Carte Blanche do Festival de Locarno, abriu a competição do “Forum of Independents” do Festival de Karlovy Vary, convidado para competição do Festival de Biarritz, competição do Festival de Adelaide, Competição do AFI em Washington, Festival de Chicago e Thessalonike. No Brasil, estreou na competição do Festival do Rio, de onde saiu premiado como Melhor filme, Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante, foi exibido também na Mostra de Cinema de São Paulo, onde levou o prêmio da ABRACINE de Melhor Filme e na competição da mostra Panorama em Salvador.

Deixe seu comentário