Morre Agnés Varda aos 90 anos - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Morre Agnés Varda aos 90 anos
Cinema Mundial

Morre Agnés Varda aos 90 anos

A diretora Agnés Varda, importante voz da Nouvelle Vague e uma das cineastas mais importantes da atualidade, morreu nesta madrugada do dia 29 de março, em decorrência de complicações de um câncer contra o qual vinha lutando. Varda tinha 90 anos.

Segundo o comunicado oficial sobre o falecimento de Agnés Varda, ela faleceu cercada da família, em casa.

Feminista, Agnés Varda dirigiu seu primeiro longa, “La Pointe-Courte”, em 1955, mas ganhou destaque em 1962 com “Cléo das 5 às 7”, que foi indicado à Palma de Ouro.

Nascida na Bélgica e radicada na França, com uma produção consistente, Varda se dedicou a produzir muitos documentários depois dos filmes de ficção que pertenceram ao importante movimento do cinema francês, ainda que tenha conquistado o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1985, com “Os Renegados”, filme que conta a história de como uma mulher morreu congelada.

Em 2018, Varda se tornou a pessoa mais velha indicada ao Oscar, quando concorreu à estatueta pelo documentário “Visages Villages”. A indicação ocorreu apenas alguns meses após uma cerimônia na qual a cineasta ganhou um Oscar honorário pelo conjunto da obra. Em 2017, Varda também esteve no Brasil, onde foi homenageada com o Prêmio Humanidade e com a exibição de 11 longas de sua filmografia na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Mais do que tristeza, a morte de Agnés Varda deixa o sentimento agridoce de uma vida inteira dedicada à arte e ao cinema graças à resiliência e à persistência. Grandes artistas nunca realmente morrem.

Morre Agnés Varda aos 90 anos

Deixe seu comentário