#ConexãoSundance: Dolce Fine Giornata - Cinem(ação)
Festival de Sundance 2019: Dolce Fine Giornata
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Dolce Fine Giornata

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme polonês Dolce Fine Giornata.

A cobertura do Festival de Sundance 2009 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

Dolce Fine Giornata

O crítico Maurício Costa conta que o filme Dolce Fine Giornata é um filme ítalo-polonês que disputa na mostra mundial com o filme brasileiro. É um filme maravilhoso, e que o público brasileiro associaria muito mais ao festival de Cannes, porque geralmente pensa mais nos filmes americanos. Mas é um filme europeu no tom europeu clássico, com o tipo de atuação europeia.

A atriz principal faz um baita trabalho. Ela faz o papel de uma poeta que venceu o Nobel, mora em uma cidade na Toscana, mas faz um discurso polêmico após um ataque terrorista em Roma. O filme é interessantíssimo sobre a questão da xenofobia e da imigração e os resultados disso, e de como as pessoas que tentam ver isso de maneira menos medrosa acabam sendo mal compreendidas.

Dentro do filme tem uma metáfora sobre uma obra de arte na cidade, que é uma jaula. Há um debate entre os personagens se quem está preso é quem está dentro da jaula ou fora da jaula. Na sessão de perguntas e respostas ocorreu algo interessante: uma moradora de Park City levantou a mão para dizer que o filme tocou muito nela porque é latina e argumentou que os latinos vivem em uma jaula, e as outras pessoas estão aprisionadas fora da jaula em uma bolha de pessoas ricas que se dizem progressistas e querem igualdade social mas não fazem nada sobre isso, o que foi muito forte.

Com as paisagens da Toscana e equipe polonesa, que em termos de técnica são muito bons, a cinematografia é linda, e mais o tema, relevância, abordagem, tratamento é tudo ótimo. Não tem como dar outra nota que não seja 5 de 5.

Nota: 5

Sinopse e ficha:

Dolce Fine Giornata / Poland (Director: Jacek Borcuch, Screenwriters: Jacek Borcuch, Szczepan Twardoch, Producer: Marta Habior) — In Tuscany, Maria’s stable family life begins to erode as her relationship with a young immigrant develops against a backdrop of terrorism and eroding democracy. Cast: Krystyna Janda, Kasia Smutniak, Vincent Riotta, Antonio Catania, Lorenzo de Moor, Robin Renucci.

Dolce Fine Giornata / Polônia (Diretor: Jacek Borcuch, Roteiristas: Jacek Borcuch, Szczepan Twardoch, Produtora: Marta Habior) — Na Toscana, a vida estável da família de Maria começa a desmantelar conforme se desenvolve sua relação com um jovem imigrante, em um cenário de terrorismo e democracia em frangalhos. Elenco: Krystyna Janda, Kasia Smutniak, Vincent Riotta, Antonio Catania, Lorenzo de Moor, Robin Renucci.

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2019 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br, Wanna be Nerd e Correio Braziliense.

Deixe seu comentário