Ícone do site Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Desafio dos 10 Anos: Oscar 2009 x Oscar 2019

Oscar

Entrando na moda do Desafio dos 10 anos, vamos ver se em 10 anos a Academia avançou.

No último dia 22 saíram os indicados ao Oscar 2019. Com algumas surpresas, mas dentro do esperado. Como era de se esperar, algo que as últimas premiações já haviam previsto, A Favorita e Roma foram os maiores indicados com 10 indicações ao Oscar cada um. O que essa indicações mostram sobre a Academia e os prováveis vencedores, são assuntos para outro texto. Agora vamos brincar um pouquinho!

Está rolando nas redes sociais o Desafio dos 10 anos. Se você não sabe do que se trata é o seguinte: você posta uma foto sua em 2009 e em 2019 para mostrar o seu avanço ou retrocesso. Entrando nessa onda, vamos ver se em 10 anos a Academia avançou ou retroagiu.

Como são 24 categorias, vamos apenas pegar os principais: Filme, Diretor, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original e Adaptado, Filme Estrangeiro e Animação. Então vamos entrar no nosso DeLorean, voltar para 2009 e responder a seguinte pergunta: “Em 10 anos a Academia avançou, retroagiu ou ficou do mesmo jeito?” Então, vamos lá!

Melhor Filme

Em 2009 foi a última vez que tivemos apenas 5 filmes na categoria. Depois daquele ano passamos a ter até 10 filmes indicados, e o mais interessante é que houve esse aumento por causa de um filme de herói, no caso Batman O Cavaleiro das Trevas, e agora 10 anos Pantera Negra se tornou o primeiro filme a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.

Já falando dos indicados, há 10 anos atrás, o drama predominava. Todos os 5 indicados ao Oscar de Melhor Filme eram dramas com alguma variação. Tivemos 1 drama fantástico (O Curioso Caso de Benjamin Button), 2 dramas biográficos / históricos (Milk – A Voz da Igualdade e Frost / Nixon) e 2 dramas “românticos” (O Leitor e Quem Quer Ser um Milionário). Já em 2019 temos uma mistura de gêneros, filmes pra todos os gostos. Temos comédia de época (A Favorita) , dramas musicais (Bohemian Rhapsody e Nasce uma Estrela), filmes biográficos (Infiltrado da Klan, Vice e Green Book), drama intimista (Roma) e claro um filme baseado em HQ (Pantera Negra).

Outra grande mudança temos na diversidade de temas e protagonistas. Há 10 anos dos 5 indicados os protagonistas foram 4 homens e 1 mulher. Entre os 4 homens 3 eram brancos e 1 indiano. E entre os brancos 2 eram héteros e 1 gay. 10 anos depois entre os 8 indicados nós temos 3 mulheres e 5 homens como protagonistas. Entre os 8 protagonistas temos 2 negros, 1 mexicana de origem indígena. Além disso entre os 8 protagonistas 2 são LGBTQ’s.

Já falando das temáticas, em 2009 entre os 5 indicados, a temática se restringiu a política, superação e romance. O único que destacou um tema realmente válido foi Milk que tratava da luta pelo direito dos gays. Já em 2019 os temas são mais sérios e importantes. Entre os 8 indicados temos três filmes cujo tema principal são questões raciais, também temos filme que destaca relação abusiva, um filme que mostra relações familiares e vida da classe média, filmes com temática política, filmes destacando o poder da fama, ou seja, filmes pra todos os gostos.

Nesse ponto podemos dizer que tivemos um avanço nesses 10 anos. Afinal a variedade de gênero, temáticas e protagonistas melhorou, e muito. Mas aí fica uma questão: Houve essa melhora porque aumentou o número de indicados ou porque a Academia se conscientizou? Cabe uma reflexão.

Indicados 2009

Indicados 2019

Melhor Diretor

Em 2009 os indicados ao Oscar se encaixavam no seguinte grupo: Homens Caucasianos Héteros Britânicos ou Americanos. Ou seja, diversidade 0. Já em 2019 a história é bem diferente e muito melhor. Entre os 5 indicados temos 1 negro (Spike Lee), 1 grego (Yorgos Lantimos), 1 mexicano (Alfonso Cuarón), 1 polonês (Pawel Pawlikowski), e apenas 1 entra na categoria que predominou em 2009. Um avanço e tanto, não acham? Mas esse avanço poderia ter sido ainda maior Steve McQueen por Viúvas e Barry Jenkins por Se a Rua Beale Falasse poderiam facilmente indicados. Além disso não temos mulheres entre as indicadas, e pelo menos 2 poderiam estar aqui: Lynne Ramsay por Você Nunca Realmente Esteve Aqui e Debra Granik por Sem Rastros. Um detalhe interessante, é que Pawel Pawlikowski, foi indicado a Melhor Diretor e seu filme, Guerra Fria, foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro e não foi lembrado como Melhor Filme, algo raro de se acontecer.

Indicados 2009

Indicados 2019

Melhor Ator

Nessa categoria não tivemos mudanças. Aqui o que reina é: Homens Caucasianos Héteros Britânicos ou Americanos. Nos últimos 2 anos houve uma certa variedade nessa categoria, mas parece que ainda a Academia tem muito que avançar. O Oscar So White permanece entre os atores. Então aqui retrocedemos, porque depois de dois anos de avanço voltamos a estaca zero. E olha que não tinha motivo pra isso, Jhon David Washington de O Infiltrado da Klan, poderia facilmente ter sido indicado, principalmente depois de ter sido indicado ao SAG, o Sindicato dos Atores.

Indicados 2009

Indicados 2019

Melhor Atriz

Já em Melhor Atriz as coisas deram uma leve melhora. Há 10 anos atrás foram 5 atrizes brancas americanas ou britânicas. Já esse ano temos 4 atrizes brancas americanas ou britânicas e 1 atriz mexicana de origem indígena. Entre as atrizes temos visto uma certa diversidade de uns tempos pra cá. Mas ainda temos muito que melhorar, por exemplo Viola Davis por Viúvas poderia facilmente ter entrado entre as 5 indicadas. Além disso Regina Hall por Suport The Girls, que foi lembrada em várias listas, poderia facilmente entrar aqui também. Há um detalhe Meryl Streep foi indicada há 10 anos dessa vez não.

Indicadas 2009

Indicadas 2019

Melhor Ator Coadjuvante

Em 2009 aqui se repetiu o que aconteceu o mesmo que na categoria melhor ator: Homens Caucasianos Héteros Britânicos ou Americanos. Já 10 anos depois vemos uma leve mudança com a inclusão de um ator negro e mulçumano. Um bom avanço ainda mais em tempos de Trump Presidente. Mas ainda há muito que avançar. Afinal, porque não indicar Michael B. Jordan por Pantera Negra?

Indicados 2009

Indicados 2019

Melhor Atriz Coadjuvante

Já entre as atrizes coadjuvantes tivemos um pequeno retrocesso. Há 10 anos atrás tivemos 2 negras indicadas e 1 latina. Já esse ano temos 1 negra e 1 latina. Um quadro que poderia ser diferente uma vez que Regina Hall por exemplo poderia novamente aparecer aqui por O Ódio Que Você Semeia. Mas pelo menos aqui não temos o Oscar So White! Uma curiosidade há 10 anos Amy Adams foi indicada pela 2ª vez, e agora voltou a ser indicada pela 6ª vez. Será que dessa vez vai?

Indicadas 2009

Indicadas 2019

Melhor Roteiro Adaptado

Na categoria de roteiro adaptado tivemos um bom avanço na diversidade. Em 2009 entre os indicados havia apenas 1 mulher, Robin Swicord por O Curioso Caso de Benjamin Button, e todos os 6 indicados eram brancos. Já em 2019 continuamos com apenas 1 mulher, Nicole Holofcener por Poderia Me Perdoar?, mas entre os 11 indicados temos 3 negros, Spike Lee e Kevin Willmott por O Infiltrado da Klan e Barry Jenkins por Se a Rua Beale Falasse. Novamente poderíamos ter uma melhor representatividade por exemplo Viúvas, que tem o roteiro de Steven McQueen e Gillian Flynn, poderia ter sido indicado, além de Podres de Ricos, o queridinho de 2018 dos críticos americanos, facilmente entraria nessa categoria o que indicaria a malaia Adele Lim ao Oscar. Assim teríamos uma maior diversidade na categoria incluindo mais 2 mulheres, sendo 1 delas asiática e mais 1 homem negro na categoria. Mas estamos no caminho! Uma curiosidade aqui é que Eric Roth foi indicado em 2009 por O Curioso Caso de Benjamin Button, e agora foi indicado por Nasce uma Estrela.

Indicados 2009

Indicados 2019

Melhor Roteiro Original

Aqui as coisas continuaram na mesma. Em 2009 foram 7 os indicados todos brancos e 1 mulher. Em 2019 foram 8 os indicados todos brancos e 1 mulher. A única melhora é a inclusão de um mexicano nessa categoria, Alfonso Cuarón por Roma. E novamente aqui as coisas poderiam ser mais inclusivas e diversificada. Por exemplo, um dos mais elogiados filmes de 2018 foi The Rider, que inclusive ganhou o Gotham Awards de melhor filme, o filme foi escrito por Chloé Zhao uma mulher chinesa. Além de Chloé, Boots Riley e seu Sorry to Brother You poderiam tranquilamente aparecer nessa categoria, o que traria mais diversidade pelo fato de Riley ser um ativista negro. A curiosidade aqui é o fato de o veterano Paul Schrader ter conseguido sua primeira indicação por No Coração das Trevas.

Indicados 2009

Indicados 2019

Melhor Animação

Bem aqui o avanço já começa no número de indicados. Em 2009 foram 3, já esse ano são 5 indicados ao Oscar de Animação. Já entre os indicados também temos uma variedade. Há 10 anos os três indicados eram três animações feitas em 3D e computação gráfica, e 2 delas eram Disney e 1 Dream Works. Já esse ano entre os 5 indicados temos 1 filme em stop-motion (Ilha dos Cachorros), 1 anime (Mirai) e 3 animações 3D e computação gráfica (Os Incríveis 2, Wi-Fi Ralph e Homem Aranha – No Aranhaverso). Também temos mais variedade nos estúdios, dessa vez são 4 estúdios representados Disney, Fox, Sony e Chizu. Entre os protagonistas também temos mais diversidade, são 2 garotos japoneses, 1 negro, 1 garota e 1 família. Ou seja aqui as coisas avançaram bastante. Pelo menos isso né?

Indicados 2009

Indicados 2019

Melhor Filme Estrangeiro

Entre os filmes estrangeiros houve uma renovação de 60%. Em 2009 foi indicado Alemanha, França, Japão, Israel e Áustria. Em 2019 Alemanha e Japão voltam a aparecer, e Polônia Líbano e Roma completam os 5 indicados. Entre os indicados há 10 anos a variedade dos gêneros foram maiores entres os indicados tivemos 1 animação documental, 1 drama musical, 1 drama histórico, 1 drama policial e 1 drama. Já esse ano temos 1 romance, 1 suspense e 3 dramas. E já na questão temática é bem variada como é comum da categoria. Mas uma coisa não mudou em 10 anos. O Brasil não aprendeu a escolher seus representantes para o Oscar. Em 2009 foi Última Para 174 e para 2019 o Brasil escolheu O Grande Circo Místico. Já era pra ter aprendido né?

Indicados 2009

Indicados 2019

Então é isso amigos, esse é o desafio dos 10 anos dos indicados do Oscar. Conforme vimos tivemos avanços, tivemos retrocessos e algumas coisas não mudaram nada. Mas pelo menos as coisas parecem estar mudando na Academia, a passos de tartaruga mas estão!

Sair da versão mobile