Site icon Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Podcast Cinem(ação) #286: Uma entrevista cordial

Hoje é dia de entrevista com uma super diretora: Gabriela Amaral Almeida (ela não está no podcast todo, mas por tempo suficiente para dar aquela aula de cinema)! Você já deve estar sabendo do filme O Animal Cordial, certo? Afinal, ela já teve uma entrevista por escrito publicada aqui! O “primeiro” (entenda estas aspas no podcast) longa-metragem da Gabriela é um thriller estrelado por Luciana Paes, Murilo Benício e Irandhir Santos. O cinema de gênero, o cinema giallo e o horror são temas importantes, ma aqui nós falamos sobre muito mais do que isso!

Rafael Arinelli, Daniel Cury e Cauê Petito conversam com Gabriela Amaral Almeida sobre muita coisa! Ela conta como iniciou seus estudos, fala sobre o significado de ter estudado cinema em Cuba e a forma de encarar a produção de filmes latino americanos, e fala sobre o cinema possível e o Laboratório em Sundance (onde ela desenvolveu o roteiro do longa A Sombra do Pai). O papo vai para o produtor Rodrigo Teixeira, que decidiu investir muitas fichas no filme, a pós-produção mais complicada que o longa teve, o uso de rotoscopia para mudar a coloração do filme e mostrar um movimento diferente. Gabriela também fala sobre ser mulher no mundo do cinema de horror (e como ocupar esse lugar é uma exceção e ao mesmo tempo um lugar estranho, mas que permite um novo olhar sobre a produção – ainda que sob a chancela de figuras masculinas (como é o caso de Tarantino, que orientou o roteiro de seu próximo longa). Gabriela conta como valoriza todos os olhares, fala sobre a abertura da crítica masculina ao seu cinema, e discute o cinema giallo! Outro ponto importante é a trilha sonora, que foi feita de forma diferente para esse filme, já que ela defende que o compositor conheça a história desde o princípio, levando ideias de timbre, melodia, frase musical. “Sejam abertos aos colaboradores e não tenham medo de expôr o ridículo”, diz ela, lembrando que somos todos um pouco toscos. Ela também fala sobre a direção de atores e como a câmera deve apenas flagrar a interpretação, pois eles não devem atuar pensando que estão sendo filmados, afinal nós nos interessamos pelo humano quando captamos o que não é discurso. AH, e ela também esclarece uma coisa muito importante sobre a página do IMDB dela!

Ah, e depois da entrevista com Gabriela Amaral Almeida, os “animais cordiais” Daniel, Cauê e Rafael conversam sobre o longa, discutem outros aspectos, comentam elementos que precisam ser pensados. Tudo isso SEM SPOILERS e com muito debate! Se eu fosse você, apertava o “play” agora mesmo!

Download | iTunes | Android | Feed | Soundcloud | Deezer

Agradecimentos aos patrões e padrinhos:

Fale Conosco:

Contribua com o Cinem(ação)

Com um valor a partir de R$1,00, você pode contribuir com o Cinem(ação)! Nós acreditamos que, para manter a produção de conteúdo de qualidade independente na internet, é preciso contar com a colaboração dos fãs e seguidores assíduos! Por isso, contamos com a sua dedicação. Temos diversas recompensas para diferentes colaborações, mas a partir de um valor mínimo você já ganha nossa eterna gratidão! Quanto mais dinheiro conseguirmos arrecadar, maior será nossa dedicação para melhorar os podcasts, tanto em quantidade quanto em qualidade! Além disso, quem colabora com o Cinem(ação) faz parte de uma comunidade de pessoas que ama o cinema e só cresce! Venha fazer parte desse clube também!

Plano Detalhe:

Edição: !SSOaí Design Estratégico

Sair da versão mobile