"Minicurso" gratuito de cinema em 27 podcasts - Cinem(ação)
Cinema Mundial

“Minicurso” gratuito de cinema em 27 podcasts

Que tal aprender mais sobre cinema em 27 aulas divertidas e profundas? E se essas aulas forem feitas em áudio e puderem ser escutadas em qualquer lugar? Se você gostaria de fazer um minicurso gratuito de cinema para entender mais sobre a sétima arte, então você vai adorar esta lista.

Desde 2013, o Podcast Cinem(ação) vem realizando entrevistas com profissionais de diversas áreas e dos mais variados níveis de experiência. Até o momento, foram 27 episódios com diretores, produtores, atores, montadores… desde recém-formados em cursos com o frescor das aulas recentes, até os mais experientes do mercado. Em cada um, conhecimentos a serem absorvidos, experiências trocadas e muita possibilidade de aprendizagem que fazem o que eu chamo de “minicurso de cinema”.

 

Quem quer conhecer mais sobre o fazer cinema e entender mais sobre a experiência de filmar, seja para conhecer os bastidores ou se inspirar, vai adorar cada um dos episódios abaixo. Isso sim é um minicurso de cinema!

 

 

1- Profissão: Cineasta

E pensar que esse podcast foi há cinco anos! Inclusive, um dos poucos que eu não pude gravar. Nele, o Rafa e o Henrique bateram um papo com Bruno Rezende, que na época tinha acabado de terminar a faculdade de cinema! Ele traz várias dicas sobre como aproveitar o curso e fala sobre sua formação. Um ótimo episódio pra começar!

 

2- Carreira Internacional

Até hoje eu me lembro de como foi gravar este episódio. O Podcast ainda estava no começo, e eu sempre recebia informações da Gabby Egito por meio de um grupo de e-mails (na época tinha aqueles grupos do Yahoo, lembra?). Uma coisa levou à outra, e decidimos conversar com ela sobre a carreira em Los Angeles. O som da Gabby vem até mesmo com eco, devido a uma falha na captação do som, mas nada que atrapalhe a absorção do conhecimento! No ano em que esse podcast foi gravado, a presença da mulher na direção dos filmes era um assunto que começava a ser discutido globalmente, e nós já comentamos sobre isso. E ainda tem dicas de como iniciar a carreira fora do país, entre muitos outros assuntos!

 

3- Profissão: Roteirista

Queríamos falar sobre roteiro, e na época recebemos a indicação de Bruno Lopes, ator que tinha acabado de estrelas um longa-metragem que ele mesmo havia roteirizado. Além disso, o roteirista Carlos Estefan também participou. No fim, o papo foi bastante aberto e repleto de elementos para quem ainda está começando a estudar roteiro!

 

4- Profissão: Diretor de Fotografia

Neste episódio, o papo do minicurso é técnico! Chamamos dois grandes profissionais de fotografia – sendo um deles colorista – e de repente nos vimos espectadores de uma conversa cheia de “tecniquês”. No entanto, isso não significa que o assunto é difícil: pelo contrário, a riqueza de informação é impressionante!

 

5- Profissão: Dublador

Episódio clássico sobre dublagem, a entrevista com Mauro Ramos (dublador do Pumba e inúmeros outros personagens icônicos do cinema) fala sobre como funciona a dublagem e como seu trabalho é feito. Além disso, este episódio do podcast é hilário!

 

6- Profissão: Animador 3D

O Renan Nunes tinha acabado de se formar na Vancouver Film School e decidiu contar mais sobre sua experiência como alguém que faz desenhos e animação 3D. A quantidade de informação do episódio vai muito no sentido de como estudar, buscar oportunidades e iniciar a carreira na área!

 

7- Curta-Metragem

Lembra quando falamos com o Bruno Lopes no episódio 88, sobre roteirista? Pois é: no dia do lançamento do filme “Catarse”, eu fui com o Henrique assistir a exibição e depois gravamos este podcast com entrevistas com o diretor Vinicius Vasconcellos e o produtor Daniel Picolo! Ao longo deste episódio, falamos sobre os desafios e o significado de fazer um curta!

 

8- Profissão: Ator

Como um contato leva ao outro, conseguimos gravar um podcast com a atriz Ingra Liberato, que está no curta Catarse, e fez história na TV brasileira. Se você quer ouvir um papo inspirador e extremamente contundente sobre atuação, este é o seu! Vale muitos pontos no minicurso!

 

9- Profissão: Técnico de Som

Conversamos com o Luis Panini, músico e técnico de som que contou para nós várias coisas importantes sobre a profissão de quem capta o som e faz a mixagem dos filmes! Ótimo episódio pra quem não entende nada sobre som!

 

10- Profissão: Motion Designer

Você sabe o que é motion design, motion graphics ou “design animado”? Nós falamos sobre isso em um episódio super legal que desvenda essa arte, tão presente na produção audiovisual. Essa é a “aula secreta” do minicurso!

 

11- Diretor João Paulo Miranda

Este nem é o Podcast Cinem(ação)! Durante um tempo, tivemos aqui no site o podcast Cronologia do Acaso, do Emerson Teixeira (que continua com este projeto incrível). Nessa conversa, o diretor dos premiados “Ida ao Diabo” e “Command Action” responde às incríveis perguntas da turma do Cronologia!

 

12- Profissão: Produtor(a)

Foi muito legal conversar com a produtora Luciana Stipp! Ela contou pra nós muita coisa sobre os desafios de produzir filmes… e o que é mais importante: com aquela grana reduzida que sabemos que é o que espera a todos que desejam fazer cinema por aqui!

 

13- Profissão: Maquiador

O podcast 138 foi uma entrevista incrível com o Martín Macias Trujillo, mexicano radicado no Brasil e responsável pela maquiagem de filmes grandiosos, como Tropa de Elite, Getúlio, Trash, Turistas, entre tantos outros! E ele dá um banho de conhecimento. Episódio imperdível! Ele fala sobre a carreira dele e ainda dá informações sobre outras profissões!

 

14- Meu Primeiro Filme

A Kelly Hays e o Vitor Moreno dirigiram o primeiro longa deles em um curso que fizeram. E a experiência de fazer a primeira grande produção é algo muito interessante e rende muito a se dividir. Entre tantas coisas, eles falam sobre os custos de produção, as dificuldades e os desafios.

 

15- Profissão: Efeitos Visuais

Esse dia foi foda! Gravamos com Marcelo Souza, o responsável pelos efeitos visuais de filmes como Chico Xavier, Entre Nós, Zoom, Xingu, VIPs, e muitos outros! Ele é super didático e explica vários detalhes sobre todas as questões que envolvem efeitos visuais (e nada de dizer que o cinema brasileiro não tem, porque eles têm mais efeitos visuais do que você imagina).

 

16- Carreira e Arte: Ícaro Silva

O ator Ícaro Silva, que todo mundo conhece por ter sido o ‘Rafa’ de Malhação, vem conquistando cada vez mais lugares de destaque! Neste podcast, ele conta muita coisa sobre a história dele e reflete sobre suas metas, objetivos e a carreira de ator! É um programa para agregar experiências e se inspirar.

 

17- Roteiro Escrito… Será que Cola?

Imagina que você faz um roteiro de uma sitcom, grava duas temporadas, e depois é chamado para criar um dos programas de TV mais famosos do país! Foi isso que aconteceu com Leandro Soares, criador da série “Vai que Cola” e roteirista de várias produções para cinema e TV! Pensa num cara que explica as coisas e leva o debate para um grande patamar! É ele. Vale muito a pena ouvir, mesmo se você não gosta do programa de humor que ele faz!

 

18- Afonso Poyart: do Brasil a Hollywood

Provavelmente o entrevistado mais importante do Podcast Cinem(ação) foi também um dos mais humildes e interessantes! Afonso Poyart tinha acabado de lançar o filme Presságios de Um Crime, sua primeira produção em Hollywood, e lançaria em breve “Mais Forte que o Mundo”. Então já dá pra ter uma ideia de como esse podcast é uma aula de cinema e carreira internacional!

 

19- Profissão: Editor

Editor ou montador? Biscoito ou bolacha? Depois de conversarmos com Afonso Poyart, nada melhor que bater um papo com o cara que editou a maior parte das produções: Lucas Gonzaga. Quem quer entender de montagem e edição vai adorar esse papo no minicurso! Pega só o currículo resumido do cara: Entre Nós, A Busca, 2 Coelhos, Presságios de um Crime, Zoom!

 

20- Letícia Colin: Reflexões sobre o palco e a tela

A atriz Letícia Colin bateu um papo super profundo, que foi desde a carreira dela até pensamentos sobre atuação e arte. É um dos podcasts mais inspiradores e com as maiores reflexões. Mesmo que você não queira ser ator, você vai adorar e aprender muito!

 

21- Fazendo Cinema no Brasil

O diretor João Paulo Miranda, que já foi entrevistado pelo Cronologia (veja lá em cima no item 11!), voltou ao podcast para falar mais sobre outras reflexões e outras questões relacionadas a fazer cinema da forma como muitos fazem no Brasil. É uma aula fundamental para compreender o cinema como um olhar para a vida, que vai além das questões técnicas!

 

22- Profissão: Assistente de Direção

A Janaína Cabello (Mais Forte que o Mundo, Meu Amigo Hindu) é uma das grandes assistentes de direção do cinema brasileiro! Essa é uma profissão absurdamente necessária para a produção de um filme e infelizmente poucos valorizam ou sabem o que faz.

 

23- Profissão: Compositor

Um dos compositores mais incríveis e completos do Brasil é responsável pelas trilhas sonoras de produções como Entre Nós, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, Xingu, Antônia, Cidade Baixa,Abril Despedaçado, Filhos do Carnaval, Cidade dos Homens, e a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro! Ou seja: é aula obrigatória!

 

24- Fernando Alves Pinto – Ator Brasileiro, Terra Estrangeira

Depois de um tempo sem entrevistar grandes profissionais, voltamos com um dos caras mais sinceros do mundo! O ator Fernando Alves Pinto, que entrou para a história do cinema com o premiado filme Terra Estrangeira, fala de segredos e coisas de bastidores que geralmente outros atores não contam, e ainda manda a real sobre a grana que os artistas ganham e os verdadeiros motivos para fazer novela!

 

25- Profissão: Jornalista em Hollywood

Eu lembro que eu estava procurando pessoas para gravar podcasts e decidi chamar a Marianne Morisawa para participar… e foi aí que pensei nessa pauta! Afinal, pouca gente sabe como é morar em Los Angeles e trabalhar diretamente com as notícias que saem “da fonte”. Essa aula é tanto sobre cinema quanto sobre jornalismo… o que é fundamental para quem quer aprender sobre a sétima arte!

 

26- Profissão: Operador de Câmera

Quem é que manuseia a câmera? O diretor de fotografia, o operador de câmera ou o próprio diretor? Isso pode ser variado, mas o fato é que geralmente tem um operador de câmera com este trabalho específico. Por isso a gente foi conversar com o Ariel Schvartzman e a Fernanda Tanaka sobre isso. Os dois são feras no assunto, dão uma aula perfeita para o “minicurso”… e ainda falamos sobre coisas que vão muito além disso!

 

27- Profissão: Técnico de Som Direto

É claro que ainda pretendemos gravar muitos podcasts de profissão, mas este é o último que temos disponível para a nossa aula do “minicurso”! Desta vez, falamos sobre o profissional que capta o som de uma cena para depois cortar na grande área direto para a mixagem “finalizar o gol”. E o Jorge Rezende (Elis, Ensaio sobre a Cegueira, Bingo: O Rei das Manhãs, Como Nossos Pais) ensinou tanta coisa sobre isso (inclusive com exemplos diretos do set)!

Deixe seu comentário