Ícone do site Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Podcast Cinem(ação) #270: Profissão: Técnico de Som Direto

Dizem que “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Mas a verdade é que precisamos OUVIR também! E o som, que há algumas décadas revolucionou o cinema (até então, mudo), é hoje uma das principais partes do que vemos na telona – e nas telas em geral. Desta vez, vamos falar mais especificamente sobre o Som Direto, aquele que é captado durante as gravações! Afinal de contas, ao contrário do que muitos pensam, uma grande parte do som que ouvimos é, apesar de mixada na pós, captada justamente na hora da gravação (ainda mais se o filme seguir uma escola europeia de produção).

É para entender melhor essa profissão que Rafael Arinelli e Daniel Cury conversam com Jorge Rezende, que foi técnico de som direto ou microfonista em filmes importantíssimos como Elis, Ensaio sobre a Cegueira, Bingo: O Rei das Manhãs, Como Nossos Pais, entre muitos outros – como o longa “Laços”, da Turma da Mônica! Juntos, os três discutem sobre a importância de se gerar matéria prima para o trabalho do editor de som, falam sobre as diferentes vertentes que valorizam (ou não) os ruídos e o som captado direto, e Jorge ainda conta sobre a sua carreira e o que o trouxe até trabalhar no cinema da forma como trabalha. Assim, sabendo que no Brasil os diálogos dos filmes não são dublados em sua maioria, conversamos sobre como funciona a equipe de edição e criação de som, e de que forma o técnico de som direto precisa estar presente na pré-produção para visitar as locações e definir detalhes junto de profissionais como o diretor de arte e o diretor do filme em si. Falamos sobre os diferentes microfones que são usados – e o equipamento CantarX3 – e ouvimos histórias sobre vento, como evitar ruídos e quais as “gambiarras” que às vezes precisam ser feitas para melhorar a captação do som direto. Documentários também são citados, e Jorge ainda comenta sobre a relação com o Assistente de Direção! E tem mais: conversamos sobre quais as principais funções da captação de som direto, incluindo não apenas o técnico de som direto como o operador de boom! E o Jorge Rezende ainda conta como fez para gravar tantos personagens falando no longa “Internet: O Filme”! Embasamento técnico, livros e estudo de música ainda são comentados também, já que o entrevistado fala sobre estudos, carreira e como investir nesse segmento! Portanto, se você quer aprender ainda mais sobre esta importante função dos filmes, confira este podcast e aproveite! Aperta o play, e aproveite esse banho de conhecimento!

Download | iTunes | Android | Feed | Soundcloud | Deezer

Agradecimentos aos patrões e padrinhos:

Fale Conosco:

Contribua com o Cinem(ação)

Com um valor a partir de R$1,00, você pode contribuir com o Cinem(ação)! Nós acreditamos que, para manter a produção de conteúdo de qualidade independente na internet, é preciso contar com a colaboração dos fãs e seguidores assíduos! Por isso, contamos com a sua dedicação. Temos diversas recompensas para diferentes colaborações, mas a partir de um valor mínimo você já ganha nossa eterna gratidão! Quanto mais dinheiro conseguirmos arrecadar, maior será nossa dedicação para melhorar os podcasts, tanto em quantidade quanto em qualidade! Além disso, quem colabora com o Cinem(ação) faz parte de uma comunidade de pessoas que ama o cinema e só cresce! Venha fazer parte desse clube também!

Plano Detalhe:

Edição: !SSOaí Design Estratégico

Sair da versão mobile