Site icon Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Podcast Cinem(ação) #269: Por que compramos o que vemos nos filmes?

Afinal, por que será que a gente sai dos filmes querendo comprar o boneco do super-herói, o caderno do vilão e a camiseta da protagonista? O que será que nos faz gostar tanto da experiência de um filme a ponto de querer expandir esse momento de prazer para outros fatores da vida? E de que forma esse tipo de base das histórias nos permite abrir um mar de possibilidades, como o licenciamento de produtos e o lançamento de tendências e elementos que saem dos filmes, séries e até novelas para se tornarem parte do nosso dia a dia? Se prepare, que hoje é dia de falar sobre filmes, marketing e licenciamento!

Esse assunto vai longe, e para isso Rafael Arinelli e Daniel Cury conversam com duas pessoas especialistas no assunto: o publicitário Bruno Scartozzoni (brunoscarto.com.br) e a empresária Ana Kasmanas (www.kasmanas.com)! Juntos, eles discutem uma infinidade de coisas super interessantes a respeito dos filmes, do entretenimento e da possibilidade de vender produtos oriundos do entretenimento. Falamos sobre o fato de as pessoas comprarem por conta da emoção – e não da razão – e discutimos como as marcas vendem sonhos, muito mais que apenas “bonecos”. Com diversos exemplos de marcas e formas criativas de vender, como o livro de receitas do Jogos Vorazes e a reprodução da emoção que um personagem gera, falamos sobre diversos elementos do marketing, e a convidada Ana Kasmanas ainda fala detalhes muito interessantes sobre a venda de produtos e como ocorre a relação entre a marca e as fábricas, por exemplo. Falamos também sobre marcas que não desejam estar atreladas a filmes e outras produções, discutimos a forma como se atrela um tipo de emoção a um produto de forma a criar vínculo do público, e ainda entramos na seara dos vilões e mocinhos, que hoje precisam ser muito mais interessantes do que bons ou maus. Com base no exemplo dos Minions, vemos como alguns personagens nem sempre são esperados para fazer sucesso, mas acabam se tornando queridinhos das franquias. Falamos ainda sobre as marcas brasileiras e como essa realidade é aplicada ao mercado nacional – e a Ana nos fala coisas muito bacanas sobre a série 3%, da Netflix. Por fim, como tudo se resume a emoção, deixamos para fechar o papo sobre filmes, marketing e licenciamento refletindo sobre o fato de nós, seres humanos, por mais “malucos” que sejamos, queremos apenas conhecer boas histórias, viver e reviver experiências, dividindo-as com as nossas tribos! Então confira a maravilha desse papo interessante clicando no PLAY:

Download | iTunes | Android | Feed | Soundcloud | Deezer

Agradecimentos aos patrões e padrinhos:

Fale Conosco:

Contribua com o Cinem(ação)

Com um valor a partir de R$1,00, você pode contribuir com o Cinem(ação)! Nós acreditamos que, para manter a produção de conteúdo de qualidade independente na internet, é preciso contar com a colaboração dos fãs e seguidores assíduos! Por isso, contamos com a sua dedicação. Temos diversas recompensas para diferentes colaborações, mas a partir de um valor mínimo você já ganha nossa eterna gratidão! Quanto mais dinheiro conseguirmos arrecadar, maior será nossa dedicação para melhorar os podcasts, tanto em quantidade quanto em qualidade! Além disso, quem colabora com o Cinem(ação) faz parte de uma comunidade de pessoas que ama o cinema e só cresce! Venha fazer parte desse clube também!

Plano Detalhe:

Edição: !SSOaí Design Estratégico

Sair da versão mobile