Ícone do site Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Podcast Cinem(ação) #266: Tropa de Elite e os Direitos Humanos: #MariellePresente

#OPodcastEDelas2018 Duas semanas após a execução da vereadora defensora dos Direitos Humanos Marielle Franco, o Cinem(ação) vem falar sobre coisas que importam e traz um debate fundamental para o momento que vivemos em nosso país. Como não podemos ficar calados, e sempre é importante utilizar um espaço como este podcast para debater, decidimos discutir temas tão importantes, englobando a situação política do país, o “sistema” e a importância dos Direitos Humanos. Para isso, pegamos o recorte dos filmes Tropa de Elite, cuja cena final foi amplamente divulgada como forma de debate nas redes sociais, por mostrar uma situação tão parecida com a de Marielle, e começamos a debater tudo o que ela pode trazer à tona!

Para isso, Rafael Arinelli e Daniel Cury conversam com pessoas gabaritadas: a psicóloga Daiana Rauber e o jornalista e professor Pedro Barreto, ambos com amplo conhecimento sobre Direitos Humanos. Partindo da situação que levou ao assassinato de Marielle, e entendendo que podemos partir de filmes como Tropa de Elite e Tropa de Elite 2, ampliamos o debate para diversos pontos que precisam ser conversados. De que forma os filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite 2 se conectam com os acontecimentos terríveis da morte de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes? Qual era o trabalho dela? O que isso incomodava tanto, e por que é fundamental que haja mais pessoas como ela defendendo os Direitos Humanos?

Sobre os filmes e a atual posição de tantos que se dizem “contrários aos Direitos Humanos, por que o primeiro filme do Tropa de Elite teve interpretações tão diferentes de seu propósito, a ponto de criar pensamentos fascistas de que “bandido bom é bandido morto”, ou de que é preciso matar gente por conta do caos que virou a segurança pública no RJ? E por falar em Direitos Humanos: O que são os Direitos Humanos, e por que se criou a ideia de que isso é “coisa de esquerdista que defende bandidos”? Como fazer para que o trabalho de Marielle não seja em vão? E o que nós podemos fazer agora… o que está ao nosso alcance e de que forma podemos nos responsabilizar pelo que acontece, sem precisar sair culpando o “sistema”? O debate é amplo e vai muito além do que está escrito aqui: só ouvindo para compreender. E mais importante: este podcast é um ponto de partida para o debate. #MariellePresente

Por isso, depois de apertar o play e ouvir o programa, comente e leve a discussão para mais pessoas!

Download | iTunes | Android | Feed | Soundcloud | Deezer

Agradecimentos aos patrões e padrinhos:

Fale Conosco:

Contribua com o Cinem(ação)

Com um valor a partir de R$1,00, você pode contribuir com o Cinem(ação)! Nós acreditamos que, para manter a produção de conteúdo de qualidade independente na internet, é preciso contar com a colaboração dos fãs e seguidores assíduos! Por isso, contamos com a sua dedicação. Temos diversas recompensas para diferentes colaborações, mas a partir de um valor mínimo você já ganha nossa eterna gratidão! Quanto mais dinheiro conseguirmos arrecadar, maior será nossa dedicação para melhorar os podcasts, tanto em quantidade quanto em qualidade! Além disso, quem colabora com o Cinem(ação) faz parte de uma comunidade de pessoas que ama o cinema e só cresce! Venha fazer parte desse clube também!

Plano Detalhe:

Edição: !SSOaí Design Estratégico

Sair da versão mobile