Doug Jones – o ator por trás das criaturas de Guillermo Del Toro
Artigo

Doug Jones – o ator por trás das criaturas de Guillermo Del Toro

O filme “A Forma da Água” chegou aos cinemas no dia 01/02 e com ela grandes expectativas para ser o vencedor de diversos prêmios do Oscar, o filme concorre em 13 categorias.

O novo filme do brilhante diretor Guillermo Del Toro mostrará um romance quase que impossível entre duas criaturas de espécies diferentes, mas quem disse que o amor se limita por essas coisas não é mesmo?

Como eu disse antes o filme concorre a várias categorias do Oscar, dentro da parte de atuação as possibilidades são para Melhor Atriz – Sally Hawkins; Ator Coadjuvante – Richard Jenkins; Atriz Coadjuvante – Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo). Faltou apenas uma indicação para Melhor Ator, que no caso seria Doug Jones, que faz a criatura aquática do filme.

Por trás de pontos digitais, sem dúvida que Andy Serkis é o grande nome que vem a nossa mente, porém o ator americano, Doug Jones, que atualmente tem 57 anos, é um rosto nada conhecido por trabalhar em grandes filmes repleto de maquiagem, mas que merece todo o nosso reconhecimento.

Para sanar um pouco minha decepção, eu resolvi vir contar para você um pouco mais sobre esse cara que é o mestre da atuação debaixo de maquiagem nos filmes recentes.

Doug Jones no papel de Abe Sapiens ao lado do diretor Guillermo del Toro em cena de Hellboy

O ator começou sua carreira em 1992 no filme Batman – O Retorno, fazendo um palhaço magrelo do lado de outro gordo, membros da trupe do Pinguim, então ele já começou trabalhando todo maquiado.

No ano seguinte fez sua estréia na televisão na quinta temporada da série de terror Contos da Cripta vivendo um contorcionista.

Nos anos seguintes ele teve papéis não muito conhecidos em diversos filmes de ficção científica e fantasia, sendo que apenas em 2004 começou sua parceria de sucesso com o diretor Guillermo Del Toro, no filme Hellboy, onde ele viveu o aquático mutante Abe Sapiens (meu personagem favorito da franquia de dois filmes).  Personagem, que por motivos óbvios é parecidíssimo com o Homem Anfíbio de A Forma da Água.

Depois de dois anos, 2006, Jones  trabalhou novamente com Del Toro na obra prima O Labirinto do Fauno onde ele interpretou o fauno Pan e a extremamente assustadora criatura O Homem Pálido.

Em 2007 ele deu vida ao Surfista Prateado no segundo filme do Quarteto Fantástico e no ano seguinte ele voltou a viver Abe Sapiens em Hellboy 2  – O Exército Dourado, onde seu personagem ganhou muito mais destaque.

O demônio Gentlemen que foi o vilão de um episódio da quarta temporada de Buffy – A Caça Vampiros

Por alguns anos ele fez participações em diversas séries como Buffy – A Caça Vampiros, Teen Wolf, Falling Skies, Flash, Arrow, até 2015 onde novamente com Guillermo Del Toro, deu vida as mulheres fantasmas de “A Colina Escarlate“.

Atualmente você pode ver Doug Jones trabalhando semanalmente na série da Netflix – Star Trek Discovery, que é EXCELENTE! Em Discovery ele vive o tenente Saru e podemos ver que mesmo com muita maquiagem o ator consegue expressar sentimentos de forma que podemos enxergar por baixo de kilos de maquiagem.

Tenente Saru é um dos melhores personagens de Star Trek – Discovery da Netflix

Agora quando você assistir A Forma da Água vai saber que por trás da criatura anfíbia tem um ator que fez sua carreira por baixo de muito maquiagem, esforço e um padrinho mexicano amado por todos.

Deixe seu comentário