Sobrenatural: A Última Chave e o Horror Na CCXP 2017
Artigo

Sobrenatural: A Última Chave e o Terror Na CCXP 2017

Um elemento que estava faltando nas edições anteriores da Comic Con Experience era o do terror. No último ano, tivemos estandes de Alien: Covenant, do terror nacional O Rastro e, é claro, a presença da boneca Anabelle -que retornou neste ano – no estande da Warner, além do sempre presente The Walking Dead no estande da Fox tv. A presença do terror sempre foi mais sentida no Artist Alley, onde artistas podiam exibir suas obras – como o Kikomics e sua série de quadrinhos Catacumba -, mas ainda assim sentia-se um desperdício de oportunidade e atenção para os fãs do gênero, como mencionamos em nossa cobertura da Horror Con 2017 . Aquele evento evidenciou que o fã do Terror se atenta para as pequenas coisas – o que é diferente de se contentar com pouco. O máximo que tivemos de receber algum ícone ou ator do meio do terror foi na CCXP 2014 com o ator Brad Douriff, que dubla até hoje o brinquedo assassino Chucky, e mesmo naquela ocasião ele foi mais lembrado por seu papel em Senhor dos Anéis pelo grande público. Estávamos carentes de uma visita assombrosa de alguém do meio.

E quem trouxe essa visita para a CCXP 2017 foi a Sony Pictures, como parte de sua divulgação para o filme Sobrenatural: A Última Chave.

Se queríamos a visita de alguém importante pro horror, atualmente não poderíamos ter alguém mais adequado: Jason Blum, o produtor não só dos filmes Sobrenatural, mas também de Corra!, Fragmentado, Uma Noite de Crime, A entidade e do recente A Morte te dá Parabéns, além do vindouro filme do anti-herói dos quadrinhos Spawn. Suas produções, sempre de baixo orçamento mas apostando em novos talentos do horror (como Jordan Peele, que nos trouxe o poderoso Corra!), assim como resgatando alguns (o retorno triunfal de M. Night Shyamalan com seu Fragmentado), ele se tornou um dos produtores de maior sucesso em Hollywood. Se estas informações não são o bastante, ele também produz o mais novo filme da série Halloween, criada pelo mestre John Carpenter. Não parou por aí. Precisávamos, é claro, de um ator ou atriz e ela veio na forma da atriz Lin Shaye, figura conhecida para os fãs de horror que atuou em inúmeras produções do gênero – inclusive no primeiro A Hora do Pesadelo do mago Wes Craven – mas que ficou inegavelmente eternizada justamente nestes filmes da série Sobrenatural como a poderosa médium Elise, aparecendo em todos os filmes. É uma verdadeira Scream Queen de 74 anos.

Scream Queen aos 74 anos: Lin Shaye retorna como a médium Elise em Sobrenatural: A Última Chave. A atriz visitou a Comic Con Experience 2017

Além de participarem de um painel sobre o filme no concorrido Auditório Cinemark, Jason Blum e Lin Shaye também fizeram uma sessão de autógrafos no caprichado estande do filme, que em seu horário de funcionamento durante a CCXP 2017 contou com uma equipe realizando maquiagens de ferimentos no público, além de um espelho interativo assustador e uma mão gigante com chaves nos dedos temática da nova produção. Como fã desta série desde seu primeiro longa, quando o retorno de James Wan para o terror mainstream ainda estava sendo arquitetado e a Blumhouse – produtora de Blum – possuía apenas os filmes da série Atividade Paranormal como seus principais pilares, não imaginava que poderia conhecer uma de suas principais figuras – a médium Elise – vivida de forma tão marcante por Lin. Como esquecer do primeiro encontro de Elise com a família Lambert e as forças que assombravam Dalton, um dos filhos? Ou do “Into the further you go” que a mesma profere? Elise virou, verdadeiramente, a cara da franquia.

Shaye é uma atriz que fora da comunidade do terror não costuma ser celebrada. Para os fãs do gênero, no entanto, ela é reverenciada – enaltecida. O apego que tais fãs possuem com os atores e figuras deste meio é algo muito particular e até mesmo peculiar. Seus ícones – em sua maioria – não são astros de primeira que atraem multidões, mas para os fãs do terror, são verdadeiras estrelas, astros de suas produções obscuras, figuras poderosas envoltas de um misticismo folclórico, que enfrentam – em interpretações marcantes – zumbis, espíritos, demônios e todo tipo de cria ruim. Lin Shaye faz parte deste grupo de pessoas, que refletem o nosso próprio medo e coragem em seus personagens. Tivemos a oportunidade de conhecê-los e até mesmo pegar autógrafos. O amassado de marcas de desgaste no pôster – que vieram com a correria da CCXP – apenas atribuem um charme de pôsteres retrô daqueles cinemas Grindhouse:

Como eu disse, o fã de terror se apega às pequenas coisas – que significam muito para eles. Veja o estande da Warner, por exemplo, que trouxe outro elemento bacana do gênero, o Impala 67 pilotado pelos irmãos Winchester na série de tevê Supernatural.  Se os fãs do programa piraram com a vinda do ator Misha Collins – o Castiel -na Comic Con Experiece 2015, eles tiveram uma reação tão empolgada quanto com o carro, resultando numa fila imensa apenas para tirar foto com o modelo. E mesmo que eu estejamos falando de algo com fanbase já estabelecida, vale a pena mencionar. O terror chegou, inclusive, no universo dos X-Men, com o filme Os Novos Mutantes, e a Fox trouxe um estande super legal que envolvia uma atividade que envolvia o arrepiante pôster do filme. The Walking Dead esteve novamente presente em seu estande da Fox tv, com uma atividade onde os participantes deveriam escolher entre #TeamRick #TeamNegan.

09/12/2017 – São Paulo, São Paulo – Cobertura fotográfica do evento CCXP 2017 no São Paulo Expo. Fotos: Flávio Battaiola/Galpão de Imagens

Esse espaço para o terror na CCXP 2017 reflete também o próprio mercado, que assim como a Fox e seus Novos Mutantes, está se abrindo mais para o gênero, e quem sai ganhando somos nós: os fãs. Confira mais algumas fotos na galeria, com fotos cedidas em sua maioria pela assessoria do evento. Para começar, deixo a foto de um Jason que roubou a cena e já está na minha lista de melhores cosplays da feira:

Sobrenatural: A Última Chave estreia em 18 de janeiro de 2018

Novos Mutantes estreia em 12 de abril de 2018


Deixe seu comentário