Ícone do site Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Tipos de Herói no Cinema e na Literatura

O Herói habita o imaginário dos fãs das obras cinematográficas e literárias. É com ele que nos identificamos e nos emocionamos pelas aventuras vividas.  Como veremos adiante, ele é o motor da narrativa, mas só adquire pleno significado quando abraçado pelo enredo. Aliás, vamos começar lembrando que o enredo é o espaço/tempo no qual alguém faz alguma coisa. Ele existe através das personagens e é lá que elas habitam e tornam vivas as ideias dos escritores, seja no Cinema , seja na Literatura.

As personagens, de um modo geral, são classificadas como Planas (quando são construídas em torno de uma única ideia ou caracterização)  ou Esféricas ( quando são constituídas por várias camadas e dimensões e pela capacidade de nos surpreender de maneira convincente).

Tradicionalmente chamamos Herói àquele personagem que protagoniza o enredo, sendo o responsável por dar movimento à narrativa, alguém a que assistimos ao discurso, às ações ou à falta delas durante o evento da obra. Northrop Frye em “Anatomia da Crítica” diz que as obras de ficção podem ser estudadas pela força de ação de seus Heróis e nos mostra os principais modelos destes exemplares.

São 5 tipos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Herói Mimético Baixo: está em uma posição de igualdade com respeito ao leitor/espectador e às leis da natureza. É o protagonista comum, cotidiano e sem grandes habilidades. Colocaremos neste posto a Riley (Divertida Mente) e Charlie (Vantagens de ser Invisível)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Importante dizer que as denominações “baixo” e “elevado” não têm conotações de valor comparativo e o “irônico” , descrito acima, não necessariamente tem a ver com a figura de linguagem “ironia”. (São as dificuldades da tradução…)

Outros autores aprofundaram o estudo dessas 5 categorias de Heróis feito por Frye, como Blanchot, Barthes, Genette ou o nosso brasileiríssimo Antonio Candido. A história literária mostra que, de um jeito ou de outro, as personagens acabam se encaixando nelas. Falando nisso, você pode clicar aqui para conhecer as 5 Mulheres Maravilhas da Literatura brasileira.

Aliás, já fizemos um texto aqui falando sobre as relações entre Cinema e Literatura e você pode clicar em  3 Formas de Adaptar um Livro para o Cinema para ler mais sobre isso.

É bem divertido ficar lembrando os grandes Heróis e procurar em qual categoria eles se encaixam. Vai ai uma lista com nomes para você refletir e brincar um pouco:

James Bond
Exterminador – Exterminador do Futuro
Luke Skywalker
Mad Max
Caça Fantasmas
Rick Deckard – Blade Runner
Dra. Louise Banks – A Chegada

Escute nosso Podcast sobre Blade Runner
Leia a crítica sobre A Chegada

Já pensou sobre a lista? Coloque nos comentários o tipo de Herói desses personagens!

Até a próxima!

Sair da versão mobile