Podcast Cinem(ação) #247: Mulher na direção: que diferença faz? - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Podcast Cinem(ação)

Podcast Cinem(ação) #247: Mulher na direção: que diferença faz?

Pense nos últimos 10 filmes que você viu no cinema. Quantos deles tinham uma mulher na direção? Poucas? Pois é… infelizmente o baixo número de mulher na direção dos filmes é uma realidade tanto em Hollywood quanto no cinema brasileiro e em todo o mundo. E qual a diferença que tem em ter uma mulher na direção? Afinal, se elas representam 50% da população mundial, por que não correspondem a 50% das pessoas no mercado de trabalho? E de que forma o cinema reflete essa realidade que cria um problema de falta de representatividade?

Para falar sobre a mulher na direção dos filmes, Rafael Arinelli e Daniel Cury conversam com Luísa Pécora (Mulher no Cinema) e Grecia Baffa (As Mathildas) sobre esse assunto. A conversa envereda exatamente pelo que você está pensando: machismo, representatividade e representação, discursos, situações. Falamos sobre Kathryn Bigelow, Patty Jenkins e sua Mulher-Maravilha, as trapalhadas do James Cameron, a importância de ter mulher fazendo até mesmo filmes que representam discursos mais machistas, Ava Duvernay e os filmes mais pessoais, a presença da mulher na direção de filmes “menores”, o paralelo com diretores “indies” que chegam rapidamente a Hollywood, e muitos outros assuntos. No Plano-Detalhe, ainda tem “Como Nossos Pais”, “artigo sobre diretoras de fotografia”, Merlí, palestra da Chimamanda Ngozie Adichie, filme da Julie Dash, documentário ucraniano, e muito mais! Então pegue seu chá, café ou leite quente, abra sua cabeça para novas ideias, e desfrute do podcast! E liberte-se!

Download | iTunes | Android | Feed | Soundcloud

> 06m37: Repercussão

> 16m28: Pauta Principal

> 1h33m02: Plano Detalhe

> 1h46m00: Encerramento & Erros de Gravação

Fale Conosco:

Contribua com o Cinem(ação)

A partir de 10,00 você contribui para que o Cinem(ação) se mantenha ativo. Com textos diariamente, trailers dos lançamentos, artigos picantes e podcasts inspiradores, queremos manter a máquina girando e é você o motor para nossa continuidade. Com o apoio mínimo você estará ajudando não só nosso canal, mas o audiovisual brasileiro, pois atingimos milhares de pessoas que pensam e sonham com o cinema. Apoie nosso projeto agora e contribua para um produto melhor.

Apoia.se do Cinem(ação)

Patreon do Cinem(ação)

Planos Detalhes:

Edição: !SSOaí Design Estratégico

Deixe seu comentário