Harry Potter faz 20 anos: infográfico - Cinem(ação)
Artigo

Harry Potter faz 20 anos: infográfico dos livros da série

Hoje é dia de falar um pouquinho de livros… mas vamos combinar que celebrar o fato de que Harry Potter faz 20 anos tem tudo a ver com cinema, já que a obra de J.K. Rowling se tornou uma das maiores franquias do cinema!

 

Harry Potter faz 20 anos, e os números dos livros impressionam à primeira vista. A saga, composta por sete livros e escrita pela autora britânica J. K. Rowling, vendeu mais de 450 milhões de cópias em todo o mundo e foi traduzida para mais de 70 idiomas. Quando passou para as telonas, oito filmes foram necessários para contar a vida de Harry Potter, dando à série o título de uma das mais assistidas da história. Hoje, dia 26 de junho, é a data em que o primeiro livro completa 20 anos após ser publicado na Inglaterra.

 

Por incrível que pareça, o livro que nos apresentou o menino-bruxo mais famoso do mundo já está completando 20 anos de lançamento e, entre encantos, aventuras e ficção, estão presentes também outros números interessantes relacionados ao surgimento de criaturas e objetos mágicos, à utilização de feitiços e à aparição de novos personagens, como mostra o divertido infográfico desenvolvido pela vitrine virtual UmSóLugar.

 

No que diz respeito aos feitiços mais utilizados, por exemplo, a análise mostra que o Expecto Patronum aparece 140 vezes, já que mesmo sendo considerada uma magia de nível bastante avançado, era também a mais eficaz forma de proteção contra Dementadores. Em contrapartida, o feitiço menos evocado na obra é o Incendio, usado apenas três vezes, sendo uma pelas pelo próprio Harry Potter, ao tentar destruir a Horcrux do Medalhão de Slytherin.

 

Outro destaque da série são as criaturas mágicas, que chegam a dominar algumas histórias, quando analisado o número de vezes que aparecem. Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, por exemplo, os gigantes e malvados Trolls são as criaturas mais citadas, enquanto que no último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, quem rouba a cena são os Duendes, controladores das finanças da comunidade mágica.

 

Para fechar o estudo e celebrar definitivamente que Harry Potter faz 20 anos, o infográfico ainda traz um balanço comparando o número de palavras negativas e positivas utilizadas nos sete volumes da obra. Embora as menções negativas apareçam 59,20% contra 40,80% de citações positivas, a saga em si se encerra de forma positiva, certificando mais uma vez que, apesar da disputa acirrada na luta contra o mal, ainda é válido apostar suas fichas no bem.

 

 

 

 

 

Confira todos os dados aqui.

Obs: Os dados neste infográfico mostram quantas vezes vários termos foram mencionados e onde eles aparecem pela primeira vez, nos sete livros da série de Harry Potter, escrito por J.K. Rowling. Para esta pesquisa, a equipe do UmSóLugar consultou o formato e-book de todos os livros em inglês original, comprados para o Amazon Kindle, e analisou o texto usando a ferramenta Kindle Cloud Reader.

 

Deixe seu comentário