Site icon Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Por que o “trailer” dos filmes têm esse nome?

tela-verde-classificação-indicativa

Já pararam para pensar por que as prévias de filmes são chamadas de trailer e por que são geralmente exibidas antes dos longas nas sessões?

Acontece que os primeiros trailers não eram exibidos antes, como acontece hoje em dia, mas sim depois de cada filme. Eles eram chamados de “trailers” porque as propagandas eram colocadas diretamente no fim dos rolos de filmes, fazendo a propaganda “seguir” o próprio longa metragem.

(A referencia aqui vem da língua inglesa, onde ‘trailer’ vem do verbo ‘trail’, que tem um significado próximo de ‘seguir’, de vir depois, como seguir uma pista ou uma trilha, por exemplo.)

 

 

A primeira exibição de trailer nos cinemas, até onde sabemos, foi em Novembro de 1913. Ele foi feito por Nils Granlund, gerente de propaganda dos “Marcus Loew Theaters”, nos Estados Unidos. O trailer foi do musical “The Pleasure Seekers” , que estava para começar a sua temporada na Broadway, e consistia basicamente em pequenos cortes de ensaios da peça. A ideia funcionou e trailers começaram a aparecer em diversas exibições após os filmes. Nas salas de cinema também eram exibidos curtas animados e séries, que terminavam com um clima de suspense, fazendo os espectadores se interessarem pelo próximo episódio para saber o que iria acontecer. Então, nessas sessões em particular, fazia muito mais sentido que a propaganda dos próximos capítulos viessem depois da série ou do desenho, e não antes.

Entretanto, não demorou muito para que os estúdios percebessem que as propagandas dos próximos lançamentos seriam muito mais eficazes se aparecessem antes do filme e na década de 1930 a troca aconteceu. E apesar de grandes tentativas da industria cinematográfica nos últimos 70 anos de trocar o nome para algo mais parecido com “preview” (prévia), trailer ainda é o termo mais usado. Atualmente, com o público em geral, o termo trailer se tornou sinônimo de prévia de um filme, mesmo com a origem do nome sugerindo o contrário.

Outras Curiosidades:

 

 

Este artigo foi traduzido e adaptado do site Today I Found Out.
Sair da versão mobile