Por que o "trailer" dos filmes têm esse nome? - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
tela-verde-classificação-indicativa
Entretenimento

Por que o “trailer” dos filmes têm esse nome?

Já pararam para pensar por que as prévias de filmes são chamadas de trailer e por que são geralmente exibidas antes dos longas nas sessões?

Acontece que os primeiros trailers não eram exibidos antes, como acontece hoje em dia, mas sim depois de cada filme. Eles eram chamados de “trailers” porque as propagandas eram colocadas diretamente no fim dos rolos de filmes, fazendo a propaganda “seguir” o próprio longa metragem.

(A referencia aqui vem da língua inglesa, onde ‘trailer’ vem do verbo ‘trail’, que tem um significado próximo de ‘seguir’, de vir depois, como seguir uma pista ou uma trilha, por exemplo.)

 

 

A primeira exibição de trailer nos cinemas, até onde sabemos, foi em Novembro de 1913. Ele foi feito por Nils Granlund, gerente de propaganda dos “Marcus Loew Theaters”, nos Estados Unidos. O trailer foi do musical “The Pleasure Seekers” , que estava para começar a sua temporada na Broadway, e consistia basicamente em pequenos cortes de ensaios da peça. A ideia funcionou e trailers começaram a aparecer em diversas exibições após os filmes. Nas salas de cinema também eram exibidos curtas animados e séries, que terminavam com um clima de suspense, fazendo os espectadores se interessarem pelo próximo episódio para saber o que iria acontecer. Então, nessas sessões em particular, fazia muito mais sentido que a propaganda dos próximos capítulos viessem depois da série ou do desenho, e não antes.

Entretanto, não demorou muito para que os estúdios percebessem que as propagandas dos próximos lançamentos seriam muito mais eficazes se aparecessem antes do filme e na década de 1930 a troca aconteceu. E apesar de grandes tentativas da industria cinematográfica nos últimos 70 anos de trocar o nome para algo mais parecido com “preview” (prévia), trailer ainda é o termo mais usado. Atualmente, com o público em geral, o termo trailer se tornou sinônimo de prévia de um filme, mesmo com a origem do nome sugerindo o contrário.

Outras Curiosidades:

  • Quando os trailers começaram a aparecer, uma companhia chamada “National Screen Service” começou a fazer propagandas rudimentares com os carretéis dos filmes, sem a permissão dos estúdios. Eles vendiam esses trailers para os cinemas adicionarem ao fim dos filmes. Quando os estúdios descobriram, eles não processaram a companhia (como provavelmente seria feito hoje em dia). A industria cinematográfica preferiu aderir a esse formato de trailer e começou a fornecer a “National Screen Service” as filmagem para serem usadas nos trailers. Isso acabou dando a empresa de trailers um monopólio nesse tipo de serviço por um tempo. Até que, no final dos anos 1920, os estúdios começaram a fazer seus próprios trailers.

 

  • O formato de trailer mais popular hoje em dia é o de 3 Atos, bem parecido com a estrutura de filmes e peças. E os atos são geralmente distribuídos assim: Ato 1, mostra a premissa da história; Ato 2,  destaca as principais características do enredo; Ato 3, geralmente traz uma trilha sonora forte, acompanhada de uma montagem de cenas que acompanham o gênero do filme (emocionante, intrigante, cheias de ação, ou bem humoradas). Consegue identificar este formato nos trailers indicados neste artigo?

 

Este artigo foi traduzido e adaptado do site Today I Found Out.

Deixe seu comentário