Curta: Qual Queijo Você Quer? - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Curta: Qual Queijo Você Quer?

Ficha Técnica de Qual Queijo Você Quer?

Diretora: Cíntia Domit Bittar.

Roteirista: Cíntia Domit Bittar.

ElencoAmélia Bittencourt e Henrique César.

Produtora: Novelo Filmes.

Sinopse: Margarete (Amélia), uma senhora de idade, tem um súbito ataque de raiva quando seu marido, Afonso (Henrique César), pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. O queijo torna-se a faísca para a discussão sobre como o casal conviveu por décadas, os planos que não realizaram e os sonhos que não viveram.

qual-queijo-voce-quer-poster

Qual queijo você quer? é um curta-metragem daqueles para se guardar na memória. Cada enquadramento fica martelando dentro de nossa cabeça, e principalmente seus maravilhosos diálogos que nos contam histórias não presenciadas por nós espectadores, mas sentidas em cada sílaba dita. É, por essas e outras, que meu amor pelo cinema cresce a cada dia.

Apenas sua introdução já nos mostra sua imensa qualidade ao enquadrar um velho retrato do casal da forma ao qual o reflexo deles velhos aparece no canto dessa fotografia; uma forma maravilhosa de mostrar como o casal de idosos se tornou um mero reflexo daqueles jovens apaixonados de outrora. Assim que os diálogos começam e as perguntas retóricas de Margarete sobre os sonhos e desejos da sua, longínqua, juventude vão sendo respondidas pelo silêncio e constrangimento de Afonso, somos submetidos a uma sessão de auto reflexão; Será que envelheceremos sem realizar a maioria de nossos sonhos?  

qual-queijo-voce-quer-01

Quando jovens, por experiência própria, é muito fácil falar “Iremos viajar à Paris!”, “Nos beijaremos na Disney”, “Viajaremos por toda a Europa”, mas pouco paramos para pensar que a juventude acaba, os problemas do cotidiano aparecem, as contas começam a aumentar e nossa busca incessante por dinheiro não nos deixa pensar racionalmente, ou mesmo emocionalmente. Não nos deixa analisar que, talvez, aquele mês de férias para ficar ao lado do nosso parceiro(a) seja melhor do que ficar trabalhando duramente para conseguir, ao menos um pouco, essas notas verdes; sendo que ao final da vida essas mesmas notas não farão sentido algum, como bem sabe Seu Afonso e Dona Margarete.

Além disso a atuação magistral de Henrique César e Amélia enriquecem ainda mais a experiência nua e crua do curta. Henrique César consegue transmitir arrependimento em suas falas, mesmo aquelas ao qual parece tentar justificar as mazelas da vida. Já Amélia Bittencourt nos passa uma dor imensa pelos seus olhos cansados, sua fala arrastada e gestos com as mãos que intensificam mais os sentimentos da personagem.

qual-queijo-voce-quer-02

Por fim, Qual Queijo Você Quer? ainda nos mostra uma cena em que o relógio está parado (!), uma referência visual e metafórica ao clássico Morangos Silvestres de Bergman onde os relógios sem ponteiros são usados para representar que na velhice chega uma hora ao qual o tempo parece não mais passar. Porém, nesse curta isso é subvertido após Margarete jogá-lo no chão, fazendo o relógio voltar a funcionar. Dando uma sensação agridoce ao final dos onze minutos; Será, não importando a idade, que podemos voltar a girar corretamente nesse carrossel de infortúnios que é a vida (?)

Confira o curta:

Escrito por: Will Bongiolo

  • Nota Geral
5

Resumo

Qual queijo você quer? é um curta-metragem daqueles para se guardar na memória. Cada enquadramento fica martelando dentro de nossa cabeça, e principalmente seus maravilhosos diálogos que nos contam histórias não presenciadas por nós espectadores, mas sentidas em cada sílaba dita. É, por essas e outras, que meu amor pelo cinema cresce a cada dia.

Deixe seu comentário