5 Filmes de Comédia de 2016 - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Dica de Filme

5 Filmes de Comédia de 2016

Comédia é um dos gêneros que mais leva público ao cinema. Afinal quem não gosta de dar umas boas risadas? É ótimo ver um filme em uma sala lotada e todo mundo rindo de uma determinada cena. Tem também aqueles momentos que a gente ri sozinho e depois fica com aquela cara de nada. Ou pior: quando todo mundo ri, menos a gente.

Isso ocorre pois o humor tem algo de pessoal. Às vezes depende de entender a referência (Capitão América que o diga…) ou até da condição que estamos – alguém que acabou de perder um ente querido dificilmente vai rir de uma piada com enterro. Por outro lado, a piada tem sim uma estrutura. E é algo que pode ser estudado. Nesse sentido, recomendo o podcast do humorista Leo Lins: Teoria e Prática do Humor.

Em filmes de comédia, muita gente mede a qualidade pela quantidade de vezes que riu. Eu penso que temos que ir além, afinal estamos vendo um FILME de comédia e não uma COMÉDIA filmada. Aspectos como direção, roteiro e atuação, montagem, trilha, fotografia, tem que ser levados em conta como em quaisquer outros gêneros.

Que tal lembrarmos 5 filmes que estiveram nas telonas em 2016? Tem na lista: animação, filme nacional, filme de “herói”, um ação/comédia/policial e uma homenagem aos anos 50 com vários atores famosos:

ANGRY BIRDS:

Angry

O ano dos vídeo games nas telonas, além do confuso Warcraft: o primeiro encontro de dois mundos e do esquecível Heróis da Galáxia: Ratchet e Clank, teve o surpreendente Angry Birds. O pássaro vermelho que entreteve tanta gente mundo a fora conseguiu arrancar muitas risadas de pessoas de todas as idades também no cinema. Red é bem carismático e a raiva dele gera empatia no público, a gente ri dele se dando mal, mas se identifica e torce pelo personagem. A trilha sonora com Behind Blue EyesI Will Survive também ajudam nisso. Aquele humor cartunesco e circense misturado com escatologia e referências foi a fórmula do sucesso, levando quase dois milhões de espectadores no Brasil.


BIG JATO:

big-jato

Um dos melhores, talvez melhor, filme nacional do ano tem uma história muito forte – altamente alegórica. As questões dramáticas talvez o façam não entrar na categoria de comédia propriamente dita. Contudo, eu não fiquei mais do que 5 minutos sem rir vendo Big Jato. As situações não eram tão engraçadas e tampouco visualmente cômicas. O humor aqui estava o tempo inteiro no texto, nas falas dos personagens. Matheus Nachtergaele faz algo especial naquele que eu chamaria de Auto da Compadecida de 2016.


DEADPOOL:

maxresdefault

Se as adaptações de games estão engatinhando, as de HQ estão a todo vapor. Muitos, contudo, alegam que o “gênero” está saturado. Outros alegam ainda que é coisa de criança. Fato é que Deadpool rompeu com tudo isso. Classificação indicativa alta e um novo respiro colocam Deadpool como o provável melhor filme de herói do ano, mas sem dúvidas o mais engraçado. A sequência da ponte dele batendo no Colossos é daquelas mais bestas possíveis… porém com gargalhadas atrás de gargalhadas. Ah, e foi também uma das melhores histórias de amor…o dia internacional da mulher nunca mais será o mesmo…


AVE, CÉSAR!

Ave, César! George Clooney

Os irmãos Coen tem um estilo muito característico. Não sendo um humor tão fácil, por deixar de mastigar algumas piadas. Em Ave, César! temos uma homenagem/paródia ao cinema antigo, notadamente dos anos 50. Números musicais e outras performances artísticas em esquetes maravilhosas. E não para por aí, eles fazem críticas ao comunismo/capitalismo, à indústria hollywoodiana e até às religiões – há uma cena envolvendo líderes religiosos que é impagável. Além disso, o veterano George Clooney e o novato Alden Ehrenreich dão um show nos respectivos personagens, ambos com um que de idiotismo dos mais sinceros e canastrões.


 

DOIS CARAS LEGAIS:

Dois-Caras-Legais

Dois Caras Legais te convida para uma loucura nos anos 70. Uma investigação, permeada de ação e pornografia, lideradas pelos personagens do Russell Crowe e Ryan Gosling, com uma ajuda toda especial da jovem Angourie Rice. Um brutamontes sensível. Um malandro que só se da mal. Uma menina curiosa e esperta. São essas três personas, ácidas e sarcásticas, que embarcam em uma aventura cheia de pessoas excêntricas, uma história absurda e uma ação digna dos Trapalhões.


Vale mencionar outros filmes, que também estiveram nos cinemas em 2016, mas com menor alcance, porém tão engraçados quanto os anteriores: o road movie da simplicidade em A Incrível Jornada de Jacqueline, a história de um histórico encontro em Elvis e Nixon, o documentário Eu Sou Carlos Imperial, a comédia romântica de título mais exótico As Ovelhas Não Perdem o Trem, a prova de como fazer graça com clichê em Roteiro de Casamento e  a nostalgia dos anos 80 em O Novato.

E que outras comédias você curtiu em 2016? Deixe aí nos comentários…

Deixe seu comentário