Conheça "Depois de Tudo", baseado em obra de Marcelo Rubens Paiva
Cinema Nacional

Conheça “Depois de Tudo”, baseado em obra de Marcelo Rubens Paiva

DepoisDeTudo_posterConheça mais sobre o longa “Depois de Tudo”, que é baseado na obra “No Retrovisor”, de Marcelo Rubens Paiva, e tem Marcelo Serrado, Otávio Muller, Cesar Cardadeiro, Rômulo Estrela e Maria Casadevall no elenco.

Coprodução da Imagem Filmes e da Rio Filme, “Depois de Tudo” conta a história dos jovens Ney (Romulo Estrela) e Marcos (Cesar Cardadeiro), que são muito mais que melhores amigos. Eles são quase irmãos, que dividem apartamento, trabalho, sonhos, a paixão pela música e por Bebel (Maria Casadevall), uma garota linda e destemida que desperta nos dois diferentes desejos. Quando ela se muda para o apartamento vizinho ao deles, os três se tornam inseparáveis. Mas o tempo os distancia. Em vez de músico e parceiro de César no bar que abriram e pretendiam tocar juntos, Ney acaba se tornando um astro da música pop romântica. Enquanto isso, Marcos passa de garoto rebelde e cheio de atitude a um conformado funcionário público. Já Bebel, nunca deixou o imaginário dos dois. Vinte anos depois uma inesperada notícia reaproxima Ney (Marcelo Serrado) e Marcos (Otávio Muller), levando-os a rever suas atitudes, emoções e lembranças. Neste reencontro pode estar também a chance que Ney e Marcos têm de resgatar os laços de amizade e amor que o tempo havia ajudado a rompe.

Escrito por Marcelo Rubens Paiva, Mauro Mendonça Filho e Lusa Silvestre, e com direção de João Araújo (diretor do filme “fdp”), o longa tem estreia confirmada para dia 05 de novembro, em mais de 150 salas, com distribuição da Imagem Filmes.

DepoisDeTudo_ImagemFilmes_07

O Roteiro

Com um roteiro que mantém o espírito jovem e contestador do texto original, feito para o teatro, o longa transporta para os dias atuais de forma bem humorada, retratando o espírito da chamada “geração Coca-Cola”. Para o diretor, “Depois de Tudo” fala de amizade e amor entre dois amigos. “É uma história de redenção, de dois caras que foram muito próximos e se distanciaram, mas que se encontram novamente e reveem muitas atitudes, emoções e lembranças”, conta. “Há poucos filmes nessa linha no cinema brasileiro”, analisa João.

Sétima produção da Casé Filmes em cinco anos, “Depois de Tudo” investe em uma vertente do cinema brasileiro que mira nas histórias de gente comum, simples, mas fortes e essenciais. “Adoro comédias, mas acredito que podemos e precisamos ver filmes que tragam um outro universo, o das relações humanas, de amizade, amor…”, destaca Augusto Casé, produtor do longa.

João Araújo, o diretor, concorda. “É muito bom poder contar histórias mais abrangentes, que falem de dramas que dizem respeito a todos”. O cineasta sabe que não é um filme que mostra temáticas comuns no cinema brasileiro, como discussões sociais ou violência urbana, mas trata de uma relação de amizade, amor, superação. “Ao mesmo tempo, este filme trata de um tempo muito presente”, explica.

O escritor Marcelo Rubens Paiva, apesar das adaptações da obra teatral para o cinema, o espírito da peça permanece o mesmo. “O João Araújo soube respeitar e fazer bom uso disso, ele leu a peça com os atores, viu a montagem em um registro em vídeo que temos, e isso deu força ao longa”, comenta o autor.

 

A linguagem

“Depois de Tudo” pediu um tratamento simples, com uma linguagem clara e enxuta.  O diretor conta que o filme fala muito da própria trajetória do Marcelo Rubens Paiva, cujo texto é forte, encharcado de humor irônico e visceral. Ele conta que conversou com o autor, e a entrada do Lusa Silvestre na concepção do roteiro trouxe humor e leveza com insights importantes para o que ficou pronto na obra final.

Um dos maiores escritores brasileiros de sua geração, Marcelo Rubens Paiva conta que trabalhou no roteiro com Lúcio Mauro Filho, e depois chegou Lusa, que já tinha trabalhado com a mesma equipe na comédia “E aí, Comeu?“. Foi o terceiro escritor que levou os diálogos cômicos e mais densidade.

https://www.youtube.com/watch?v=m4PZM_Xdi-s&feature=youtu.be

 

 

 

Deixe seu comentário