Opiniões sobre o Oscar 2015
Artigo

Opiniões sobre o Oscar 2015

Oscar2015_NeilPatrickHarris

Há algum tempo eu venho acompanhando a premiação do Oscar. Desde os áureos tempos em que Marília Gabriela apresentava o Oscar ao lado de Rubens Ewald Filho no SBT, sempre gostei da cerimônia, mas apenas alguns anos mais tarde comecei a acompanhar os detalhes: assistir aos filmes, acompanhar as campanhas, verificar os longas que se destacam no Globo de Ouro e nas premiações dos sindicatos… tudo isso faz com que a premiação do Oscar seja, embora previsível, muito interessante.

Abaixo, confira algumas observações e opiniões sobre o Oscar 2015. Aproveite o espaço de comentários para discordar ou concordar:

la_ca_0122_boyhood

1- Os prêmios de “Melhor Filme” e “Melhor Direção” provavelmente serão dados a filmes diferentes. “Boyhood” no primeiro e “Birdman” no segundo, muito provavelmente. As outras categorias certamente vão polarizar diferentes filmes, de forma a termos diversos filmes dividindo as principais categorias.

2- “Leviatã” provavelmente vai ganhar o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Apenas por questões políticas. Caso não seja ele, “Ida” é um dos favoritos. Muitos torcem por “Relatos Selvagens”, mas o argentino só ganha se der um surto de loucura na Academia.

Leviata02

3- Se Iñárritu ganhar o Oscar de Melhor Diretor, a Academia terá a situação inédita de ter dois estrangeiros (mexicanos!) ganhando o mesmo prêmio em dois anos seguidos. No ano passado, foi Alfonso Cuarón quem ganhou a estatueta.

4- As indicações para “Melhor Atriz” são as mais fracas de muito tempo. Julianne Moore em “Para Sempre Alice” é a grande favorita, e o motivo é apenas um: a concorrência está baixa. Talvez Reese Witherspoon tenha alguma força, mas todas as outras atuações são apenas boas.

5- É uma pena que “O Conto da Princesa Kaguya” tenha poucas chances de ganhar um Oscar de Melhor Animação. Os outros indicados não merecem, mas “Como Treinar Seu Dragão 2” é o favorito.

6- A música Glory, do filme “Selma”, vai ganhar o Oscar de Melhor Canção. É muito difícil que seja outra. A premiação deste ano foi acusada de ser “demasiado branca e masculina” – embora isso seja apenas reflexo de Hollywood como um todo. Um prêmio de Melhor Canção seria algo mínimo a ser feito ao único filme com atores negros e direção de uma mulher.

7- Se o apresentador deste ano, Neil Patrick Harris, fizer tantos números musicais quanto fez no Tony Awards, os tradutores terão um grande trabalho pela frente! Veja, por exemplo, o dueto que ele fez com Hugh Jackman na premiação de teatro em 2011:

https://www.youtube.com/watch?v=LqJxyuTMMog

8- E para terminar: por que raios a Meryl Streep teve uma indicação ao Oscar? É totalmente desnecessário, e parece apenas algum tipo de esforço dos produtores em mantê-la com o recorde de indicações. Ela não vai ganhar, é claro, mas não precisava nem mesmo desta indicação.

INTO THE WOODS - Meryl Streep

Deixe seu comentário