Férias Frustradas
Artigo

Férias Frustradas

Alguns adoram, alguns apenas conhecem e outros nunca ouviram falar. Eu faço parte do grupo que adora. Então, apresento a vocês uma das melhores séries de filmes de comédia que eu conheço: Férias Frustradas (National Lampoon’s Vacation). Já me adianto a dizer que, se o primeiro filme fosse lançado nos dias de hoje, com certeza o sucesso não seria o mesmo.

Os filmes dessa franquia possuem um enredo muito simples, onde a família Griswold sai de férias para algum lugar do mundo e acaba “vivendo altas emoções”, característica digna para um filme ocupar muitas vezes a TV durante a Sessão da Tarde (o que realmente acontece). Nada mais, nada menos! Mas a franquia possui uma hilaridade única, impossível de ser completamente traduzida em palavras. Clark Griswold (Chevy Chase) é o personagem chave dos filmes. Pai de um casal de filhos, ele é o grande responsável por submeter a própria família à situações ridículas. Quando você pensa em Férias Frustradas, você pensa em Clark Griswold, pois a franquia não seria nada sem esse personagem. Ellen Smith Griswold (Beverly D’Angelo) é a mulher de Clark, e Audrey e Russel (ou Rusty) Griswold são os filhos do casal (que são interpretados por atores diferentes nos filmes).

Férias Frustradas (Vacation – 1983)

Clark Griswold quer levar a família para o parque Walley World durante as férias. Esse é o simples enredo do filme! Mas, enquanto Ellen quer facilitar a vida de todos e pegar um avião, Clark decide que vai levar a família de carro. E eu não vou dar spoilers, mas é um filme muito engraçado. Com cenas cômicas, com o estilo único de Clark Griswold, com o irritante primo Eddie (Randy Quaid) e com uma surpresa nada boa da tia Edna (Imogene Coca), esse filme ainda consegue me arrancar risadas. Aqui, Audrey e Rusty são crianças e são interpretados por Dana Barron e Anthony Michael Hall, respectivamente. Também somos apresentados a “garota da Ferrari vermelha”, que aparecerá nas continuações. Dirigido por Harold Ramis (“Máfia no Divã”), com roteiro de John Hughes (diretor de “Gatinhas e Gatões”).

vacation

Férias Frustradas na Europa ou Férias Frustradas II (European Vacation – 1985)

Quem cuidou da direção desse filme foi Amy Heckerling (“Olha Quem Está Falando”). Audrey e Rusty são interpretados por Dana Hill e Jason Lively. Aqui, a família Griswold ganha uma viagem paga pela Europa, passando pela Inglaterra, França, Alemanha e Itália. Obviamente podemos esperar situações hilárias, mas não considero esse filme um dos meus favoritos da franquia. Além disso, o primo Eddie não aparece aqui!

Férias Frustradas no Natal (Christmas Vacation – 1989)

Obrigatório para ser assistido na época de Natal (que está chegando hein). Dirigido por Jeremiah S. Chechik e escrito por John Hughes, com Audrey e Rusty interpretados por Juliette Lewis e Johnny Galecki. A família Griswold recebe seus parentes para celebrar o Natal, contando com a presença dos pais de Clark e Ellen. Temos problemas com a árvore de Natal, com as milhares de luzinhas brilhantes que cobrem a casa inteira, com o banquete tão esperado por todos, com um bônus salarial de final de ano e com o chefe de Clark. É um filme sensacional, gosto muito da comédia explorada aqui, com a tentativa de Clark de criar o Natal perfeito para a sua família. E o fracasso, claro.

christmas vacation

Férias Frustradas em Las Vegas (Vegas Vacation – 1997)

Será esse o melhor? Como eu sou extremamente indecisa, não sei. E como tenho uma queda por filmes de natal, acho que deu um empate. Mas afirmo com firmeza que vale muito a pena esse filme. Dessa vez, a família Griswold viaja para Las Vegas! Os atores que interpretam Audrey e Rusty são os melhores (Marisol Nichols e Ethan Embry). Audrey se solta muito mais aqui, e Rusty, mesmo não possuindo idade suficiente, consegue entrar nos cassinos e possui toda a sorte que o seu pai não tem. Esse filme conta com a participação de Wayne Newton, interpretando ele mesmo. Dirigido por Stephen Kessler, esse é o último filme que conta as cômicas histórias da família Griswold. Apesar das críticas negativas na época em que foi lançado, eu considero um dos melhores da franquia.

vegas vacation

Após o término das aventuras da família Griswold (novamente com a voz do locutor da Sessão da Tarde), foi lançado o “Férias Frustradas de Natal 2: As Aventuras do Primo Eddie na Ilha” em 2003, onde Clark e Ellen não aparecem.

No geral, é uma franquia para ser assistida na tranqüilidade do lar. Não posso garantir que todo mundo vai amar, afinal, os filmes possuem uma pegada diferente das comédias atuais. Mas para quem gosta das comédias mais antigas (mas nem tão antigas assim), fica a dica!

vacation final

 

Deixe seu comentário