Cristo Redentor censurado
Cinema Nacional

Cristo Redentor censurado

Estamos acompanhando o lançamento do filme “Rio, Eu Te Amo“, previsto para estrear no dia 11 de setembro. No entanto, o lançamento pode ser abalado por uma decisão da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da Igreja Católica, que determinou que a imagem do Cristo Redentor (patrimônio da instituição), não deve ser utilizada no filme.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição religiosa, há cenas que são ofensivas à imagem religiosa, que também é símbolo do Brasil. Aparentemente, a nota se refere a uma sequência na qual o personagem de Wagner Moura voa de Asa Delta enquanto conversa com o monumento, falando de questões pessoais e referentes à cidade.

Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor José Padilha, que comandou este segmento do longa, declarou que a ação da Arquidiocese é um retrocesso “no que tange a liberdade de expressão no Brasil”. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, afirmou que vai mediar a questão, já que a figura do Cristo é um símbolo nacional e que “tudo tem limite”.

O longa, do projeto internacional Cities of Love, tem no elenco Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Márcio Garcia, John Turturro, Harvey Keitel,Jason Isaacs, entre outros.

Deixe seu comentário