Dica de filme: O Melhor Jogo da História
Cinema Mundial

O Melhor Jogo da História

por Rodrigo Stucchi

Minha dica de filme desta semana (e para este feriado) é “O Melhor Jogo da História” (Original: The Greatest Game Ever Played – 2005). A produção norte-americana é baseada no romance homônimo de Mark Frost e dirigido por Bill Paxton. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Francis Ouimet (Shia Labeouf), um jovem de 20 anos, atleta amador, que surpreendeu o mundo ao vencer o torneio US Open de Golf, em 1913. Na ocasião, ele derrotou o inglês Harry Vardon (Stephen Dillane), experiente atleta profissional, o “Rei do Estilo”, seu maior ídolo e um dos favoritos a vencer novamente a competição. Francis foi o mais jovem jogador a ganhar o cobiçado troféu até então.

Melhor Jogo da História

O filme não é indicado apenas para quem gosta de golf, ou para quem vibra com o esporte, mas para quem sabe apreciar uma bela e bem contada história, que desenvolve cada traço da personalidade de seus personagens de maneira elegante e eficaz, sem enrolar o espectador. Sua narrativa é dotada de sensibilidade e preocupada em explorar os pequenos detalhes. Dura 135 minutos, mas nem vemos o tempo passar. A trama aborda temas como a pobreza e a diferença entre classes sociais, preconceito, educação, dedicação e superação. Em outras palavras, mostra o que é ser de fato um cavalheiro.

Melhor Jogo da História

O ponto alto da história é a forma com que o escritor Mark Frost conseguiu, em seu romance, amarrar a história de Francis e Vardon, que têm muito em comum. A relação de Francis com seu caddie Eddie Lowery (Josh Flitter) também é belíssima e igualmente interessante. É nesse sentido, explorando a psiquê de cada personagem, que o filme ganha corpo e um caráter dramático emocionante.

Melhor Jogo da História

Bom, estas foram as minhas impressões sobre “O Melhor Jogo da História”. Assista e comente neste post! Assim, poderemos conversar sobre este e outros filmes empolgantes, que merecem ser vistos, revistos e indicados. Espero que goste.

Deixe seu comentário