Lista: 8 filmes sobre reality shows - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Lista: 8 filmes sobre reality shows

Em novembro deste ano, chega aos cinemas o segundo filme da franquia Jogos Vorazes. Baseado no best seller de Susanne Collins, o livro conta a história de um futuro em que o mundo é dividido em distritos e todos os anos ocorre uma espécie de reality show chamado Jogos Vorazes.

Mas engana-se quem acha que não há outros filmes que falem deste tipo de programa de TV em que o telespectador pode acompanhar pessoas de verdade vivendo algo “real”. Confira a lista de 8 filmes com a temática “reality show”.

filmes_1491_Jogos-Vorazes-1Jogos Vorazes: “Em Chamas” e “A Esperança” são os outros dois livros a serem adaptados para as telonas. Em todos eles, a personagem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) precisa enfrentar todo um sistema de “castas” por meio de um reality show criado para jovens a fim de manter a ordem dos distritos criados.

tudopelafama_posterTudo Pela Fama: Esta comédia despretensiosa mostra o presidente dos Estados Unidos (Dennis Quaid) sendo obrigado a participar de um reality show chamado “Tudo Pela Fama” (aos moldes do American Idol). Mas um atentado terrorista é planejado contra o presidente durante o programa.

amorteaovivo_lamortendirectA Morte ao Vivo: Uma mulher está prestes a morrer em um futuro não muito distante. Neste filme francês de 1980, um homem com um chip implantado em seu cérebro (Harvey Keitel) consegue filmar o que vê, e assim acompanha o processo de morte da mulher, que é exibido na TV. O filme é bastante premonitório, se considerarmos a época em que foi feito.

edtv_cenaEDtv: Para aumentar a audiência de seu programa, uma produtora (Ellen DeGeneres) decide filmar a vida de pessoas comuns durante 24h. Ed aceita participar, mas o tempo de filmagem começa a se estender e isso se torna um problema sério. É uma comédia para fazer pensar.

manoamana-ofilmeMano a Mana – O filme: Chamado de “The Even Stevens Movie”, esta comédia para TV estrelada por Shia Labeouf mostra uma família que acredita ter ganhado uma viagem a uma ilha paradisíaca, mas acaba participando de um reality show que mostra as desventuras do grupo no local.

oshowdetruman_jimcarreyO Show de Truman: Importante drama que mostra Truman Burbank (Jim Carrey), um pacato vendedor de seguros que acaba descobrindo que sua vida toda foi criada para ser um reality show, e que sempre foi exibida na TV. O nome do personagem é um trocadilho em inglês, já que une as palavras “true man show”, algo como “o espetáculo do homem verdadeiro” e ao mesmo tempo “o homem verdadeiro mostra”. Isso é bem explicado pela filósofa Marilena Chauí em seu livro Simulacro e Poder: “[Truman] descobre a verdade (…) e terá que tomar uma decisão essencial: permanecer na ficção como espetáculo (show) ou tornar-se homem verdadeiro (em inglês, true man) e mostrar (em inglês, to show) a verdade, enfrentando-a (…). Durante anos o público acompanhou o programa como se o espetáculo da vida de Truman fosse realidade; porém, encarou a tomada de decisão real e verdadeira como se fosse ficção”.

1984_johnhurt1984: O romance clássico de George Orwell foi adaptado duas vezes para o cinema, no ano de 1956 e no mesmo ano do título. Trata-se de um homem que trabalha para o governo socialista totalitário, com a função de controlar as filmagens feitas em todos os locais, que vigiam a vida das pessoas. Ele é a figura do “grande irmão”, ou “big brother”, mas acaba se apaixonando por uma mulher, colocando em risco seu trabalho.

os3_cenaOs 3: Para terminar, nada como um bom filme brasileiro. Neste filme, três jovens vivem em uma casa durante o período da faculdade. Quando o envolvimento sentimental entre eles já é grande, surge a oportunidade de participarem de uma espécie de reality show para um trabalho da faculdade, o que os torna ainda mais unidos.

Deixe seu comentário