Eu Cinéfilo #07 - A Vida dos Outros (2006) - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Eu Cinéfilo

Eu Cinéfilo #07 – A Vida dos Outros (2006)

A Vida dos Outros-01O filme alemão “A vida dos outros” (“Leben Der Anderen, Das”, 2006, Alemanha), dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck, conta a história de Gen Wiesler, agente da Stasi, serviço de informação da Berlim Oriental comunista em 1984.

Durante a Guerra Fria, o Ministro da Cultura da Alemanha Oriental, Bruno Hempf se interessa por Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), uma importante atriz que brilhava nos palcos alemães. No entanto, ela precisa ter acesso a remédios controlados que lhe ajudam a atuar e, por isso, acaba se envolvendo sexualmente com o ministro, que lhe dava acesso livre à droga. Ela, porém, namora o roteirista Georg Dreyman (Sebastian Koch). Ele é um dos poucos que permanece enviando texto para a Alemanha Oriental, relatando e criticando o modo de governo socialista. Com a suspeita de que o casal era infiel às ideias comunistas, eles passam a ser vigiados pelo Capitão Gerd Wiesler (Mühe) e, assim, se dá a início a toda uma trama fascinante e cheia de surpresas.

A Vida dos Outros-02O trabalho de Wiesler é espionar e interrogar suspeitos de conspiração. A trama tem início ao receber a tarefa de investigar a vida do dramaturgo Dreyman e de sua namorada. Seu apartamento é todo “grampeado” com os equipamentos para espionagem do casal.

A partir daí somos convidados a ser voyeur junto ao espião em seu conflito – não aberto, diga-se de passagem – entre o observador (o agente Wiesler) e o escritor Dreyman, o qual sequer sabe que está sendo vigiado constantemente. Com o tempo, Wiesler se identifica cada vez mais com o objeto de sua investigação, a ponto de se questionar se deve (ou não) relatar tudo que Dreyman faz ou deixa de fazer na sua vida.


Daniella Cosmovegue
E-mail: [email protected]
Facebook: facebook.com/Cosmovegue

Veja também:

Eu Cinéfilo #06 – Monty Python e o Humor Inglês

Eu Cinéfilo #05 – Ferris Bueller, um dos líderes da Sessão da Tarde

Eu Cinéfilo #04 – Homem de Ferro 3 – Estréia amanhã!

Eu Cinéfilo #03 – Cleopatra com Angelina Jolie, rumores e muita (!) ansiedade

Eu Cinéfilo #02 – Crítica de filme: Cavalo de Guerra

Eu Cinéfilo #01 – Crítica de filme: O Palhaço

Deixe seu comentário