Candidato ao Oscar, Ben Affleck nos apresenta “Argo” - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Candidato ao Oscar, Ben Affleck nos apresenta “Argo”

Após passar por um momento muito complicado na carreira, onde muitos diziam que seria um ator mediano e sem graça, Ben Aflleck parece estar surpreendendo a todos e aos poucos volta a ser a revelação que foi no início da sua carreira.

Affleck que já tinha escrito e dirigido Atração Perigosa, que tinha no elenco Rebecca Hall, Jon Hamm, Jeremy Renner e Blake Lively, e que teve uma ótima crítica. Agora ele dirige e estrela o ótimo filme “Argo” que foi exibido em segunda sessão para a imprensa na manhã desta quarta-feira (12) no Festival de Toronto.

“Argo” conta a história verdadeira que aconteceu durante a Revolução Islâmica no Irã, em 1979, onde seis funcionários da embaixada norte-americana conseguem fugir para a casa do embaixador canadense. Numa época sem computadores, demora bastante para os iranianos se darem conta do sumiço – a ordem era prender todos para forçar a extradição do xá do Irã, asilado nos Estados Unidos. Enquanto isso, os americanos ganham tempo para bolar algum plano. As mais esquisitas sugestões são dadas, como tirar todos de bicicleta ou fazê-los se passarem por professores canadenses. A melhor acaba sendo a do agente Tony Mendez, que propôs um filme falso, com uma equipe de cinema falsa, procurando locações para uma ficção científica no país. Por incrível que pareça, era a melhor ideia. Ele conta com a ajuda de um maquiador (John Goodman) e um produtor (Alan Arkin), que montam todo o aparato de cobertura, incluindo reportagens sobre o filme na imprensa especializada. Bryan Cranston (de “Breaking Bad”) é o chefe de Mendez na CIA.

Ben Aflleck dirige e atua no filme, saindo-se muito bem nas duas tarefas! Com uma direção segura e centrada, Aflleck conduz “Argo” a ser um forte candidato no próximo Oscar, pois tem todos os elementos que os críticos americanos gostam: boa direção, bom elenco, elementos políticos. Dá para entender um pouco da tensão com o Irã hoje, que aumentou justamente com a Revolução Islâmica. No caso do Canadá, que levou a culpa pelo resgate, as relações são tão complicadas que, nesta semana, a embaixada do país no Irã foi fechada.

Com atores experientes e jovens, o filme tem uma mescla que casa muito bem com a narrativa. No elenco estão: Bryan Cranston, Taylor Schilling, Ben Affleck, John Goodman, Chris Messina, Kyle Chandler, Alan Arkin, Victor Garber, Zeljko Ivanek e Bob Gunton.

Além de ser o terceiro longa metragem da carreira do ator Ben Affleck na posição de diretor (antes, havia dirigido “Medo da Verdade” e “Atração Perigosa”), o filme também tem George Clooney entre os produtores do longa.

O filme estreia no Brasil no dia 9 de novembro de 2012, enquanto isso confira o trailer de “Argo”:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=w918Eh3fij0]

Deixe seu comentário