Ícone do site Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Conheça a sala 4DX: cinema vira parque de diversões

A Rede Cinépolis estreou nesta semana a sala 4DX, um novo formato de salas de cinema que transforma a experiência de assistir a um filme em um verdadeiro espetáculo de parque de diversões.

A sala 4DX será plenamente inaugurada amanhã, com a estreia do filme “A Era do Gelo 4”, que dará ao espectador a oportunidade de viver as sensações do filme. Afinal, as poltronas de uma sala 4DX levam ao público a sensação de vento, cheiros e fumaça, além de contar com poltronas móveis e jatos de água expelidos em direção ao espectador.

O único cinema a ter isso no Brasil é o Cinépolis do JK Iguatemi, na Vila Olímpia em São Paulo, mesmo Shopping que tem salas VIPs com garçons. O preço da entrada inteira para a sala 4DX é de R$ 68,00. (muito caro se comparado aos 12 dólares da entrada na Tailândia e os 24 dólares no México). O preço salgado se justificaria nos gastos: além da manutenção, o desenvolvimento da sala custou tão caro que os executivos da Cinépolis não informaram qual foi. Sabe-se apenas que só as poltronas custaram 2 milhões de dólares.

Na tentativa de inovar a exibição de filmes, o mercado tenta transformar a experiência de ir ao cinema em algo cada vez mais focado no espetáculo e menos na arte. É o preço que se paga pela mudança no comportamento do público. Ainda é difícil prever se o tipo de sala vai vingar e se tornar comum em todo o país, ou apenas mais uma opção. Se continuar com este preço, certamente não vai se popularizar.

Para ver mais informações e assistir a um vídeo sobre o cinema 4DX, clique aqui. Abaixo, veja dois vídeos: o primeiro é  um comercial da Cinépolis no México, e o segundo é um vídeo explicativo (em inglês) a respeito da sala 4DX em Bangcoc, na Thailândia, o segundo cinema do mundo a ter essa tecnologia.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=m-nzQOVnJXw]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=FHqTgT28gBA]
Sair da versão mobile