Dira Paes - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Dira Paes

A atriz Dira Paes é considerada uma das grandes atrizes do cinema brasileiro. Nascida em Abaetetuba, no Pará, a atriz é hoje uma das idealizadoras do Festival de Belém do Cinema Brasileiro, além de conciliar trabalhos na TV e nas telonas.

A atriz começou no cinema em 1985 com o filme “A Floresta das Esmeraldas”, do diretor John Boorman (O Alfaiate do Panamá), com apenas 15 anos, e em seguida fez “Ele, o Boto” (de Walter Lima Jr). Ela conseguiu viver de cinema em uma época dramática do cinema brasileiro, quando este se encontrava em crise.

Apenas no início dos anos 2000 que a atriz ganhou destaque na televisão ao viver a personagem popular Solineuza, no seriado “A Diarista”.

Acostumada a fazer papeis difíceis e desafiadores no cinema, a atriz chega agora com uma personagem leve na comédia despretensiosa “E aí… Comeu?” (Felipe Joffily). Em breve, chegarão ao circuito comercial outros três filmes com ela: “Febre do Rato”, “À beira do caminho” e “Sudoeste”.

Em meio a tantas personagens, Dira Paes se destacou na pele de Cotinha, em “Amazônia Caruana” (de Tizuka Yamazaki), Bela em “Baixio das Bestas” (de Cláudio Assis) e Helena no sucesso “2 Filhos de Francisco” (Breno Silveira).

Aos poucos, atriz vai conquistando seu lugar de destaque no cinema nacional.

Eu no momento vivo um casamento perfeito. A TV não atrapalha minha carreira no cinema e estou conseguindo fazer as duas coisas.

Fonte e entrevista: Cineclick

Deixe seu comentário