Exclusivo: Record muda título de filme - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Exclusivo: Record muda título de filme

Muitos ficaram intrigados quando viram propagandas na TV Record anunciando o filme que foi exibido na noite de ontem (Quarta-feira, 2 de Maio) com o título de “Dando a Volta por Cima”.

Lançado nos cinemas em 2006, o filme da diretora e coreógrafa Anne Fletcher tinha o título brasileiro de “Ela Dança, eu Danço”, certamente pegando carona no sucesso momentâneo do funk “Se ela dança, eu danço” de MC Leozinho.

O filme, que lançou Channing Tatum ao estrelato, conta a história de um ex-vândalo que encontra na dança uma maneira de se redimir de seus erros, em uma narrativa previsível porém eficiente.

O filme foi lançado nos cinemas pela Europa Filmes mas já está nas mãos de outra distribuidora, ainda não confirmada. Embora a distribidora não tenha sido contactada, a informação que vem da Rede Record afirma que a mudança do título foi orquestrada pela própria emissora, por motivos mercadológicos: a prática é considerada “comum” nos canais para filmes de pouca repercussão.

Embora o funkeiro MC Leozinho tenha entrado na justiça contra oo SBT por veicularem um programa de dança com o mesmo título de sua música, não foi confirmada a informação de que a Record tenha feito isso por temer qualquer entrave judiciário.

O título original do filme é “Step Up” (algo como “Acelere”, mas que é uma expressão complicada de se traduzir). Ele tem “continuações” que mantiveram os mesmos títulos em português e inglês: “Ela Dança, Eu Danço 2” (Step Up 2) e “Ela Dança, eu Danço 3” (Step Up 3D). No entanto, as continuações são distribuídas pela Walt Disney no Brasil.

Vamos torcer para que as emissoras de TV não mudem títulos de filmes apenas para que eles tenham “sonoridade” melhor aos ouvidos do espectador (muitas vezes subestimado), por menor “importantes” que sejam os filmes.

Deixe seu comentário