Primeiro filme de Robert Altman recuperado - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Primeiro filme de Robert Altman recuperado

O diretor Robert Altman foi um dos maiores diretores de sua geração. Dirigiu jovens clássicos como “Shortcuts – Cenas da Vida” (1992), “MASH” (1970), e “Assassinato em Grossford Park” (2001). Altman faleceu em Novembro de 2010, 10 meses após receber um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.

No começo de sua carreira, na década de 1950, Altman dirigiu diversos documentários em curta metragem de cunho educativo.

Na cidade de Kansas (Missouri), terra natal de Altman, o cineasta Gary Huggins comprou recentemente um pacote de filmes antigos em película por apenas 10 dólares. Foi quando começou a assistir estes filmes que Huggins viu o diretor Robert Altman atuando como repórter esportivo em um curta chamado “Modern Football”, no que é muito provavelmente o primeiro filme dirigido por Altman em sua vida (de acordo com o IMDB).

O filme “Modern Football”, de 1951, importante por questões históricas, foi postado no youtube através do canal de Gary Huggins. Você pode conferir abaixo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=SVIFFyqqA4g&]

Não é a primeira vez que um filme antigo é recuperado. Outro exemplo recente de filme encontrado após muito tempo é o clássico “Metrópolis” (1927), do diretor alemão Fritz Lang. O filme, cuja edição inicial do diretor estava perdida, tinha edições feitas por outras pessoas a partir de películas reminiscentes. Foi somente em 2008 que encontraram nos arquivos do “Museo del Cine”, em Buenos Aires, a primeira versão do filme (em péssimas condições), que havia sido transportada por um colecionador ao longo de todo esse tempo. Metrópolis teve sua versão original exibida em Berlim no dia 12 de Fevereiro de 2010.

Fonte: SF Weekly

Deixe seu comentário