Ícone do site Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Vem aí: O Som ao Redor

Um filme brasileiro que esta chamando a atenção do mercado mundial é “O Som ao Redor” de  Kleber Mendonça Filho. O longa tem impressionado em festivais e será distribuído nos Estados Unidos pela prestigiosa Cinema Guild.

“O Som ao Redor” é um filme que conta a história da vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife. A trama toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho.

O filme é uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. Além disso traz na direção Kleber Mendonça Filho e no elenco conta com Gustavo Jahn, Maeve Jinkings e Irandhir Santos.

Com lançamento marcado para 31 de Dezembro de 2012, o filme já esta sendo exibido em festivais ao redor do mundo e vai construindo uma carreira internacional. “O Som ao Redor” jé conquistou o prêmio Fundo Hubert Bals, do Festival de Roterdã, e recebeu mais de vinte convites para outros festivais.  Além disso, o filme tem recebido muitas críticas positivas, o que nos da bons sinais de que trata-se de um ótimo longa.

O fato de “O Som ao Redor” ter negociado sua distribuição em solos americanos com a Cinema Guild é algo a ser comemorado, pois trata-se de uma distribuidora que esteve presente em filmes como O Cavalo de Turim, de Béla Tarr (Urso de Prata no Festival de Berlim 2011) e Once Upon a Time in Anatolia, de Nuri Bilge Ceylan (Grande Prêmio da Crítica no Festival de Cannes 2011).

“O Som ao Redor” tem algumas curiosidades. É um filme orçado em R$ 1.8 milhões, com o elenco da produção sendo majoritariamente pernambucano, mescla atores profissionais e não profissionais.

Confira uma cena do longa aqui no Cinem(ação):

Sair da versão mobile