Como o Oscar pode inspirar seu TCC da faculdade? - Cinem(ação)
Artigo

Como o Oscar pode inspirar seu TCC da faculdade?

O Oscar 2021 deu o que falar. A pandemia exigiu que o evento fosse feito de forma híbrida, com algumas “sedes” presenciais que se conectaram à distância pela internet. E essa não foi a única grande mudança da edição. O quadro de jurados passou por algumas mudanças e isso, de certa forma, impactou nas premiações da noite.

Apesar do evento ter passado, o assunto ainda é quente – e sempre será quando um novo ano se aproximar. Então, para os apaixonados pela 7ª arte que estão prestes a se formar na faculdade, tem espaço para falar disso em um dos momentos cruciais da formação: o período do TCC.

O caminho até ter o TCC pronto nas normas da ABNT em PDF demora, mas o primeiro passo é escolher o tema. A seguir, confira algumas ideias inspiradas no Oscar que podem virar objeto de estudo em diferentes áreas de formação.

Streaming

Faz tempo que a indústria do streaming e os fãs reclamam que a Academia tem preconceito com filmes lançados em plataformas de streaming. Em 2020, todos os principais filmes que concorreram ao Oscar só puderam ser assistidos em uma das opções disponíveis no mercado. Um paradigma foi quebrado e o seu TCC pode analisar como foi esse processo.

Dá para abordar os investimentos ao longo dos anos nesse tipo de produção, como elas evoluíram desde que o streaming virou febre, os motivos pelos quais a Academia sempre relutou em premiá-los e muito mais.

Cenários

Cenários de filmes sempre foram muito apreciados pelos fãs, principalmente aqueles que rendem artigos de viagem inspiradores. Nos últimos anos, a diversidade foi a palavra da vez em Hollywood e isso também se estendeu às paisagens das obras audiovisuais.

Que tal aproveitar isso para explorar mais como as novas tendências se refletem na ambientação de filmes e que tipo de ambiente começou a receber atenção especial. É interessante, também, olhar para isso sob aspectos sociais, no sentido de como é a representação e se ela é fiel à realidade.

logo de hollywood - imagem de banco- cinema - artigo - robert deniro

Diversidade

Uma das maiores queixas dos fãs foi o fato de Viola Davis não ter ganhado (novamente) um Oscar. Isso levantou o debate sobre como o racismo é reproduzido nas premiações da Academia. O assunto não é novidade, mas sempre ganha novos capítulos. Por isso, há espaço de sobra para estudar as questões raciais e de gênero em Hollywood. Mesmo que seja algo que já virou tema de muito TCC, há uma forma diferente dele também servir para o seu.

Pegue estatísticas (por exemplo, nenhuma mulher negra ganhou o Oscar de melhor atriz nos últimos 20 anos), repercussões, estudos e todo o material que estiver disponível para ampliar o debate e trazer questões relevantes à sociedade que o cinema pode oferecer.

Aspectos técnicos

Na análise mais fria possível, o Oscar é a premiação daqueles que mais se destacaram tecnicamente no ano em várias categorias. Ainda que essa seja uma análise simplista do que é o evento, dá para utilizar isso para entender a história da Academia ao longo dos anos.

Quais eram as qualidades de um ator que o faziam ganhar uma estatueta há 30 anos? Elas se mantêm até hoje? São questões interessantes e que podem mostrar as evoluções nas premiações do Oscar e como isso impactou a indústria de forma direta nos anos seguintes.

Personagens históricos

Os 7 de Chicago e Judas e o Messias Negro têm em comum a figura histórica de Fred Hampton, ativista do Panteras Negras. Ele não é o primeiro e nem será o último ser importante que, de fato, habitou a Terra. Uma forma legal de utilizar isso é pensar como é a representação de pessoas importantes da história no cinema. 

Veja abaixo lista de personalidades que podem inspirá-lo:

  • Figuras bíblicas
  • Artistas
  • Atletas
  • Policiais / Serial Killer
  • Políticos
  • Cientistas

Deixe seu comentário