Os 10 Piores Filmes de 2017 + bônus - Cinem(ação)
Dica de Filme

Os 10 Piores Filmes de 2017 + bônus

Todo ano temos excelentes filmes, mas não dá para ignorar as bombas. Então nada mais justo (e de certo modo divertido) lembrarmos dos Piores de 2017.

Alguns comentários antes da lista em si: caso  o teu filme favorito esteja nesta lista, não me odeie muito. Por mais que eu tente usar critérios objetivos, a ordem e até a presença de determinada obra são subjetivas. Deixe nos comentários como seria a tua 😀

Vou considerar apenas filmes lançados nos cinemas Brasileiros em 2017. Então Death Note da Netflix está fora da lista, mas seria forte candidato. Considerando esse critério, eu vi mais de 240 filmes. Sei que é um número alto, mas pode ter me escapado algum – qualquer coisa edito depois 😀

Ah, e a lista é exclusiva deste que vos fala, outros autores do site terão listas diferentes. Ano passado inclusive tivemos duas:
10 Piores Filmes de 2016 e Outros 10 piores filmes de 2016.

Sem mais vamos framboesa de ouro do Cinem(ação):

10) O CHAMADO 3:

O Chamado 3 Piores

Primeiro terror da lista (sim, terá outro), o terceiro filme da franquia entrega clichês mal trabalhados, uma história com personagens sem desenvolvimento e um terror raso que não deve pegar nem os mais medrosos. As simbologias estão jogadas em tela e aparecem mais para encher linguiça do que para ter um propósito narrativo. Não que o filme tenha culpa, mas o Chamado 3 também leva o título de pior trailer do ano.

9) 50 TONS MAIS ESCUROS:

Blockbusters

Com a incrível façanha de ser pior que o antecessor, 50 Tons de Cinza, os deméritos deste longa poderiam parar aqui. Mas como não citar a frase mais filosófica do ano: “você me ensinou a trepar, e ela me ensinou a amar”. Até a trilha, premiada no outro filme, eles conseguem usar errado aqui. O sexo? Bem, em Malhação vemos algo mais interessante….A surpresa é a posição não ser ainda pior…

8) RESIDENT EVIL 6 – O CAPÍTULO FINAL:

blockbusters

Os fãs dos games da franquia não mereciam 6 filmes tão ruins. Aqui em específico temos uma desculpa esfarrapada para ter uma história. Uma montagem com cortes a cada três segundos, uma fotografia escura (prejudicada ainda mais pelo 3D), além de uma subtrama religiosa sem sentido. Nunca torci tanto para um subtítulo ser verdadeiro (infelizmente não será).

Vale ler o meu texto no Razão de Aspecto onde explico, sarcasticamente, porque Resident Evil é a segunda melhor franquia da história

7) A BAILARINA:

Bailarina Piores

Normalmente eu não ligo para o teor das mensagens dos filmes, eu me importo no como aquilo é passado. Abro uma ressalva quando é um filme infantil. Em A Bailarina a mensagem é MUITO errada, coisas como “não se esforce”, “minta” e “traia quem confia em você” são exaltadas. Mas mesmo narrativamente temos problemas. A quantidade de personagens – alguns com a única função de dizer o próprio nome – tornam tudo pueril.

6) PICA-PAU:

O famoso personagens tem uma das piores adaptações já feitas. A perda do carisma o transforma em um filme completamente genérico e sem viço – tanto que nem foi lançado nos cinemas americanos. Na parte  técnica, principalmente o CGI, é perto de amador. A trama principal é vazia e as subtramas dispensáveis. As atuações se resumem a fazer careta. O pior: o personagem título está terrível. Sem carisma, malemolência e os “poderes” do Pica-Pau o tornam quase imbatível, menos quando convém ao roteiro …

Confira a bondosa crítica do nosso autor Alisson Almeida sobre Pica-Pau (com certeza não estaria no top 10 Piores dele)

5) BELEZA OCULTA:

Dramalhão de quinta categoria. Talvez o filme amado por alguns e que vai gerar gritos de inconformidade com a lista, mas percebam os artifícios maniqueístas que o filme utiliza para arrancar emoção: amor, morte e tempo, os três pilares aqui, são temas fortes e complexos, tratados de modo monotônico. Cada representação dos temas só segue por um caminho. Todas as viradas na trama soam tão vazias que não há surpresa. O elenco, estrelar, está ali só para pagar as contas…

Confira a nossa crítica completa de Beleza Oculta

4) TRANSFORMERS: O ÚLTIMO CAVALEIRO:

Transformers Piores

Cabum…..Michael Bay. Cabum… frase de efeito… Cabum… Mais Michael Bay.

Confira a nossa crítica completa de Transformers

3) HUMAN FLOW:

Piores

A minha pior experiência em uma sala de cinema. Não, não foi o pior filme – tanto que está “apenas” na terceira posição. Porém o documentário sobre refugiados alonga praticamente todos os planos, em um filme de mais de duas horas, torna-se um martírio. Traz, ainda, uma poesia para preencher um vazio narrativo e tem alegorias estranhas, como um tigre tendo flatulências e defecando. As constantes aparições do diretor também incomodam. Sequer consegue emocionar usando artifícios baratos.

2) OS GUARDIÕES:

Piores Guardiões

Sinceramente aqui deu mais pena do que qualquer outra coisa. A Rússia tentou fazer um “Vingadores” e deu em um amontoado. Efeitos pobres e que geram risos, uma montagem amadora, um roteiro com uma história genérica qualquer e subtramas de deixar digimon com inveja. Parece que os responsáveis pelo filme viram meia dúzia de filmes de herói e entenderam tudo errado.

1)A NOIVA:

A Noiva Piores

Quem diria que o topo da lista teriam dois filmes russos? Quem viu Os Guardiões e A Noiva meio que já teria essa certeza. Tenho a impressão que os mesmo “profissionais” estavam por trás dos dois filmes. Aqui temos o acréscimo de um incontáveis furos de roteiro – é sério, tem mais de 10 erros nesse sentido. A vilã não faz sentido, os efeitos são nada além de papel picado e tem até um momento de “romance” com uma trilha de comercial de amaciante. Não foi pior que o pior do ano passado o “glorioso” Deixe-me Viver, porém chegou muito perto…


BÔNUS:

Reparou a ausência de produções nacionais? Pois é, temos sim um cinema muito bom hoje em dia no Brasil, mas infelizmente ainda temos longas – especialmente comédias – terríveis. Em geral o fraco aqui cai na conta do roteiro e de uma direção fraca. Segue a lista de alguns títulos que inundariam o top 10 e, portanto, deixei aqui no bônus:  Internet – O Filme, Gostosas, Lindas e Sexies, O Crime da Gávea (talvez o pior deles), Ninguém Entra, Ninguém Sai, Amor . Com , Polícia Federal – A Lei é Para Todos, Duas de Mim, Os Parças e Bye Bye Jaqueline.



Fora estes 10 Piores, temos como menção (des)honrosa outros 10 títulos que eu dei cotação mínima:
Um Homem de Família, Dominação, Personal Shopper (que está na lista de melhores de algumas pessoas), O Espaço Entre Nós, Valerian – A Cidade dos Mil PlanetasA Torre Negra, Além da MorteTempestade – Planeta em Fúria, Emoji – O FilmePelé – O Nascimento de uma Lenda.



27 filmes foram citados como Piores, se tiver outras contraindicações de 2017, deixem aí nos comentários.

Deixe seu comentário