Podcast Cinem(ação) #255: Profissão: Jornalista em Hollywood

Podcast Cinem(ação) #255: Profissão: Jornalista em Hollywood

Depois de podcasts sobre profissões de “dentro” do cinema, chegou a hora de falar sobre uma profissão que está pertinho, mas tem um olhar mais externo (e necessário) para o cinema: o JORNALISTA! Mas não vamos falar sobre qualquer um, e sim sobre o Jornalista em Hollywood, que pega a informação direto da fonte e sabe de tudo com antecedência. Sabe aquele jornalista que fala com os atores nos festivais, bate um papo com os diretores e vê os filmes antes de todos mundo? Pois é… se prepare!

Rafael Arinelli e Daniel Cury conversam com dois jornalistas brasileiros radicados em Los Angeles: Mariane Morisawa e Rodrigo Salem, ambos do podcast Oscarizando! E o papo aqui vai muito além de saber quem é o ator mais legal de Hollywood (ainda que a gente tenha perguntado isso!). No podcast, Mariane e Rodrigo contam um pouco sobre suas carreiras e explicam como foram parar na cidade dos anjos, falam sobre as vicissitudes de ser um freelancer, e ainda destilam suas opiniões sobre a atual situação do jornalismo (e da economia). E tem mais: quais as vantagens de estar (literalmente) do lado de onde tudo acontece? Como é ter acesso a tanta informação com antecedência? Qual a importância de fazer jornalismo cultural em meio a uma indústria tão direcionada a produtos e definições de marketing? E ainda tem uma importante sugestão sobre “ler nas entrelinhas”! Se você é do tipo que gosta de aprender, então se liga nesse podcast que ele está esclarecedor! É só clicar no play!

Download | iTunes | Android | Feed | Soundcloud

> 06m20: Repercussão

> 24m21: Pauta Principal

> 1h29m57: Plano Detalhe

> 1h38m58: Encerramento & Erros de Gravação

Fale Conosco:

Contribua com o Cinem(ação)

A partir de 10,00 você contribui para que o Cinem(ação) se mantenha ativo. Com textos diariamente, trailers dos lançamentos, artigos picantes e podcasts inspiradores, queremos manter a máquina girando e é você o motor para nossa continuidade. Com o apoio mínimo você estará ajudando não só nosso canal, mas o audiovisual brasileiro, pois atingimos milhares de pessoas que pensam e sonham com o cinema. Apoie nosso projeto agora e contribua para um produto melhor.

Plano Detalhe:

Edição: !SSOaí Design Estratégico

Gostou? Dê um like e passe adiante!

Leia também:

Apoie o Cinem(ação): contribua com a cultura cinematografica!

  • Críticas cinematográficas
  • Mais de 6 horas de conteúdo inédito por semana
  • Podcasts semanais
  • Grupo no Facebook exclusivo para apoiadores
  • Acompanhamento das nossas conquistas com seu apoio

Abra a porta do armário! Deixe seu comentário:

  • Oi, pessoal! Muito boa esta edição do podcast de vocês! Comecei a acompanhar o Oscarizando no retorno recente e a conhecer mais do trabalho da Mari e do Salem a partir de então. E já na primeira edição que eu escutei, gostei demais de como eles tratam as pautas, como explicam suas visões dos filmes e a boa forma de contar os bastidores de Hollywood e dos festivais que cobrem. Além disso, é sempre ótimo ouvir experiências de parceiros de profissão e sabermos um pouco mais de como as coisas funcionam lá fora. É um mundo completamente diferente no qual nem todos conseguem o acesso. Inclusive aqui no Brasil, quem lida com esse jornalismo de entretenimento e cinema está passando por apertos.

    Infelizmente as assessorias e distribuidoras daqui costumam a esnobar quem está começando, ou ainda quem não é tão gigante quanto os sites famosos que já conhecemos e sabemos quais são, sem nem precisar mencioná-los. Às vezes acaba até desmotivando o profissional, principalmente quando ele fica sabendo de pré-estreias ou eventos realizados nos quais alguns sites ou profissionais que não realizam um trabalho no meio são convidados, mas aqueles que se esforçam para tal e ajudam as assessorias em tudo que solicitam, ficam de fora.

    Gostei também de saber como funcionam as coletivas e junkets por lá. Aqui, costumo participar sempre que posso e a experiência é ótima, mas completamente diferente. É raro os sites ou blogs menores terem acesso a sequer uma pergunta nas coletivas… Fazer individuais então… Só para, de novo, os gigantes. Isso acaba complicando o trabalho de muitos e tirando oportunidades, afinal, o que as grandes distribuidoras realmente querem é a repercussão totalmente positiva, as brincadeiras em vídeo que os youtubers e influenciadores fazem, os milhares de views que esses vídeos dão e que, na verdade, um trabalho real de análise e crítica jornalística do filme não é questão neste tipo de conteúdo, exatamente como o Salem e a Mari destacaram ao falar sobre.

    Com isso, quem perde são os jornalistas de sites menores ou aqueles que simplesmente se propõem a fazer o trabalho de verdade (e certo), independente se vai agradar ou desagradar o estúdio, a distribuidora, o ator… E um exemplo recente disso, que também foi comentado no podcast, foi o caso daquele apresentador/”humorista”/”ator”, que nem vale falar o nome, no qual o jornalista perdeu emprego e etc e etc.

    Já escrevi um baita textão, me desculpem!! hahaha Parabéns mais uma vez pelo excelente podcast, pois ele agregou muito para todos nós, jornalistas ou não, que amam e vivem dessa área que é bem prazerosa de se trabalhar. Viver Hollywood deve ser o máximo e desejo todo o sucesso para essa dupla, eles merecem! E continuem, por favor, trazendo novidades para nós no Oscarizando!

    Um grande abraço, pessoal!

  • Rafael Arinelli

    Fala Leandro! Que legal o comentário cara! Vamos ler no Podcast 256! Dai comentamos seus pontos blz?
    Muito obrigado pela audiência!