NYFCC 2017: Críticos de Nova York Elegem "Lady Bird" o Melhor do Ano
Cinema Mundial

NYFCC 2017: Críticos de Nova York Elegem “Lady Bird” o Melhor do Ano

A NYFCC 2017 anunciou seus premiados, Lady Bird é o grande destaque

Chega o fim de ano, e é hora de que? Não, não estou falando de Natal, Ano Novo, 13º salário, férias. Não, para os amantes do cinema, é a época mais emocionante. Praticamente todos os dias até o Oscar, que em 2018 será no dia 04 de março, ocorrem as chamadas Premiações Pré-Oscar. Com essas premiações conseguimos ter um vislumbre do que nos aguarda nas próximas semanas. E aqui no Cinemação você fica por dentro de tudo. Hoje foi o dia do New York Film Critcs Circle (NYFCC) anunciar seus escolhidos.

O NYFCC é uma instituição composta de críticos de cinema, que desde 1935 entrega anualmente prêmios aos melhores do ano no mundo cinematográfico. Embora nem sempre seus vencedores sejam os mesmos do Oscar, o NYFCC é um dos mais renomados e respeitados prêmios pré-Oscar. E praticamente todos os seus vencedores conseguiram uma indicação ao Oscar. E pelos premiados, esse ano não será diferente.

O NYFCC escolheu como Melhor Filme Lady Bird, que a cada dia tem se fortalecido cada vez mais na corrida pelo Oscar. Uma que tem praticamente sua vaga garantida na cerimônia é Saoirse Ronan, a atriz que ganhou o Gotham Awards de Melhor atriz, foi indicada ao Spirit Awards e agora foi a escolhida do NYFCC na categoria. Com esses dois prêmios Lady Bird, foi o grande destaque da premiação, ao lado de Projeto Flórida. Após ser esnobado no Spirit Awards, o filme dirigido por Sean Baker ganhou 2 prêmios: Melhor Diretor para Baker e Melhor Ator Coadjuvante para Willem Dafoe. Essa escolha dos críticos de Nova York dá novo fôlego ao filme que estava perdendo espaço.

Me Chame Pelo Seu Nome também não foi esquecido. Timotheé Chalamet conquistou o prêmio de Melhor Ator, o que praticamente o garante na categoria no Oscar. Outro que também não foi esquecido, e tem se fortalecido na corrida é Corra!. O Filme de Jordan Peele ganhou o prêmio de Melhor Primeiro Filme. Quem também está se fortalecendo é Viva – A Vida é Uma Festa. A animação Disney/Pixar, que conta a história de um garoto mexicano que tem o sonho de ser músico, tem conquistado o coração dos críticos e levou o prêmio de Melhor Animação.

O filme de Paul Thomas Andeson, Trama Fantasma, que será a despedida de Daniel Day Lewis dos cinemas, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, se solidificando na briga nessa categoria. As surpresas do NYFCC ficaram por conta das categorias Melhor Cinematografia e Melhor Atriz Coadjuvante. Enquanto todos esperavam o primeiro prêmio da temporada para Roger Diekens e Blade Runer 2049, quem foi o vencedor foi Mudbound, que entrou para história do NYFCC. Isso porque sua diretora de fotografia, Rachel Morrison, se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio na categoria do NYFCC. Mas a surpresa maior, e talvez a grande zebra, foi a premiação de Tiffany Hadish como Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Girls Trip, deixando para trás as favoritas Allison Janney (I, Tonya) e Laurie Metcalf (Lady Bird).

Confira abaixo os grandes vencedores do NYFCC 2017.

Melhor Filme

Lady Bird

Melhor Diretor

Sean Baker (Projeto Flórida)

Melhor Ator

Thimoteé Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome)

Melhor Atriz

Saoirse Ronan (Lady Bird)

Melhor Ator Coadjuvante

Willem Dafoe (Projeto Flórida)

Melhor Roteiro

Trama Fantasma

Melhor Animação

Viva – A Vida é Uma Festa

Melhor Documentário

Visages, Villages

Melhor Filme Estrangeiro

120 Batimentos Por Minuto (França)

Melhor Fotografia

Mudbound

Melhor Primeiro Filme

Jordan Peele (Corra!)

Prêmio Especial

Molly Haskell (Crítica de Cinema)

https://www.youtube.com/watch?v=x-glj3gCfHk

Deixe seu comentário