11 Coisas que você não sabia sobre Marion Cotillard
Marion Cotillard

11 Coisas que você não sabia sobre Marion Cotillard

Sem nenhuma dúvida, Marion Cotillard é a atriz francesa mais reconhecida atualmente. Assim como Catherine Deneuve, Brigitte Bardot e Juliette Binoche, Marion chegou ao trono de Hollywood separado aos grandes astros da terra de Napoleão. Vencedora do Oscar por “Piaf: Um Hino ao Amor“, Marion Cotillard estrela cada vez mais produções em inglês – sem deixar de lado os filmes franceses.

Confira 11 fatos sobre Marion Cotillard que você vai adorar saber:

 

11- Parisiense, filha de artista

Nascida em Paris, dia 30 de setembro de 1975, a libriana cresceu próxima da cidade de Orléans. O pai de Marion, Jean-Claude Cotillard, foi ator, professor e mímico (!), e ajudou a infância da jovem atriz a ser muito voltada para as artes e a criatividade.

 

 

10- Prêmios e reconhecimentos

Devido ao trabalho em “Piaf: Um Hino ao Amor”, Marion ganhou prêmios como o BAFTA, Globo de Ouro, SAG Awards, e claro, o Oscar em 2008, tornando-se a primeira atriz francesa a ganhar um Oscar por um filme em francês. Depois, em 2015, ela foi indicada ao Oscar pela atuação em “Dois Dias, Uma Noite”, o que foi a segunda indicação por atuação em um filme de língua francesa, além de ser a primeira vez que um filme belga tem indicação na categoria de atuação.

 

9- 17 anos “in English”

Aos 17 anos, Marion Cotillard teve seu primeiro papel em língua inglesa. Foi na série Highlander (que teve temporadas de 1992 a 1998), onde ela viveu a personagem Lori Bellian. Antes disso, ela havia começado a atuar nas peças de seu pai, e já tinha passado por produções da TV francesa.

 

8- Volta com Tim Burton

Depois da série, a atriz só voltaria às produções americanas em “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”, de Tim Burton, filme de 2003. Antes disso, ela se ateve a atuações em sua terra natal.

 

7- Sucesso bem aproveitado

Se “Piaf” catapultou Marion Cotillard à fama internacional de vez, podemos dizer que a atriz soube aproveitar o momento. Em 2005, ela estreou nada menos que SEIS filmes: Cavalgada, O Amor Está no Ar, Maria, Sauf le respect je vous dois, Caixa Preta e Edy (sendo somente Maria em inglês). Em 2006, foram mais quatro filmes: Você e Eu, Dikkenek e Fair Play em francês, além do filme de Ridley Scott, Um Bom Ano. Pelo jeito, foram dois bons anos para a atriz.

 

 

6- Que tal uma carreira de cantora?

Embora as canções em “Piaf” tenham sido com a voz original da cantora biografada, Mario Cotillard sabe cantar! Ela gravou algumas canções do álbum “Cardioid”, da banda francesa Yodelice, em 2010, ano em que também saiu em turnê com o grupo musical e se apresentou com o pseudônimo de Simone, que era o nome de sua avó. Ela também gravou a canção “The Eyes of Mars” com a banda Franz Ferdinand em uma campanha da Dior.

 

5- Por falar em Dior…

A marca teve o rosto de Marion Cotillard como vitrine para sua linha “Lady Dior”, o que resultou em diversos curtas e vídeos de campanhas da marca. Filmes, turnês e até mesmo uma música gravada especialmente para a marca foram alguns dos trabalhos da atriz.

 

4- Ela ajuda o Brasil… e você nem sabe!

A atriz é embaixadora (e uma das principais personalidades) da Associação francesa Wayanga, que promove apoio e preservação da cultura e dos povos indígenas da Amazônia. Marion também é super engajada em causas ambientais e ajuda sempre o Greenpeace, como quando narrou o vídeo “The Amazon’s Silent Crisis”, produzido pela instituição ambiental. Ela também colabora com a Maud Fontenoy Foundation, ONG que ensina crianças a protegerem o oceano.

 

3- Afetada pelo personagem

A profundidade de seu mergulho na personagem de Edith Piaf foi realmente intensa. Em entrevista para o programa “The Graham Norton Show”, Marion Cotillard contou que para fazer o filme ela ficou seis meses sem ver a família, com cabelos e sobrancelhas raspados, totalmente focada na personagem. Após gravar a última cena, sem ter um processo de “dar adeus” à personagem, ela confessa que o processo pode ser um pouco “brutal”.

 

2- Vítima das fofocas

Em Setembro de 2016, Marion se viu obrigada a fazer algo que nunca havia feito: comentar boatos e fofocas dos tablóides. Na época, ela terminava de filmar o longa “Aliados“, em que contracena com Brad Pitt. O astro, então casado com Angelina Jolie, passava pelo processo de divórcio, e não faltou quem achava que a atriz francesa foi o “pivô” da separação. Em uma postagem no Instagram, Marion Cotillard desmentiu os boatos e disse que estava grávida do seu parceiro, o ator e diretor Guillaume Canet. O que nos leva ao último fato sobre ela.

 

1- Moderninha… ou: “pra quê casar?”

Marion Cotillard não é casada! Embora esteja em um relacionamento com o Guillaume Canet (A Paria, Apenas uma Noite), conforme citado acima, ela se refere a ele apenas como namorado. Os dois são pais de Marcel, nascido em 2011, e Louise, nascida em 2017.

via GIPHY

Gostou? Dê um like e passe adiante!

Leia também:

Apoie o Cinem(ação): contribua com a cultura cinematografica!

  • Críticas cinematográficas
  • Mais de 6 horas de conteúdo inédito por semana
  • Podcasts semanais
  • Grupo no Facebook exclusivo para apoiadores
  • Acompanhamento das nossas conquistas com seu apoio

Abra a porta do armário! Deixe seu comentário:

  • Davi Vilela

    Minha Musa ♥♥♥

    Queria só acrescentar algumas curiosidades sobre essa coisa mais linda do mundo!!!

    1. Quando ganhou o Oscar por Piaf, Marion entrou pra história não apenas por ser a primeira atriz francesa a ganhar o Oscar falando francês. Mas também ela entrou pra história por ser a segunda atriz a ganha um Oscar em um filme não falado em inglês. Antes dela somente Sophia Loren havia conseguido esse feito no filme Duas Mulheres em 1962.

    2. Piaf tinha 1,47m de altura e Marion tem 1,69, por ser 21 cm mais alta que a cantora, para viver a cantora e parecer mais baixa o diretor Oliver Dahan teve de fazer jogos de câmeras, filmando ela de cima pra baixo por exemplo, para atriz parecer mais baixa. Mas em muitos momentos Marion teve de filmar com os joelhos dobrados ou encurvada.

    3. Quer ver Marion Cantando Edith Piaf ao vivo em acapella? Logo após ganahr o Oscar ao dar entrevista a atriz deu uma palhinha: https://www.youtube.com/watch?v=TY48jyGi1_s

    4. A atriz participou do polêmico clipe The Next Day do Cantor David Bowie. No clipe a atriz aparece com o que parece ser uma prostituta que dança sensualmente para um padre, interpretado por Gary Oldman, e logo depois as chagas de Cristo aparece nela. O clipe chegou a ser banido do Youtube mas voltou. https://www.youtube.com/watch?v=7wL9NUZRZ4I

    5. A atriz possui um site pessoal com fotos, áudios, videos, noticias e detalhes de sua carreira. http://marion-cotillard.org

  • Vitrolazul Azul

    Este clip do david é incrivel.