Os 5 Melhores Cinemas de Brasília - DF - Cinem(ação)
Cinema Nacional

Os 5 Melhores Cinemas de Brasília – DF

Brasília tem quase 90 salas de cinema espalhadas em 16 locais de exibição (majoritariamente shoppings). Já tive a oportunidade de visitar a quase totalidade desses locais, afinal nos oito primeiros meses de 2017 já fui mais de 150 vezes ao cinema e procuro variar bastante.

Esta lista não é patrocinada (infelizmente hehe) e segue, claro, uma visão minha. Por mais que eu tenha colocado alguns critérios, a ordem e até a escolha dos cinemas pode e é para ser discutida. A saber, considerei principalmente fatores como: programação, preço, conforto, qualidade da sala. Além dos pontos negativos…

Os dados citados referem-se ao início de setembro de 2017.

5 – CINE DRIVE-IN

Site: cinedrivein.com
Programação: de 2 a 3 filmes por dia, sessão única. Filmes mais pop, em geral contemplando alguma animação. Filmes dublados e legendados.
Preço: 12 (meia mais barata) a 26 (inteira mais cara) reais.
Curiosidades: último cine drive-in do Brasil. Ou seja, você entra de carro e fica à vontade – pode conversar, mexer no celular, levar o cachorro e até namorar. Além disso, pode entrar para a primeira sessão e ficar até a última, pagando um valor único. A capacidade de 400 carros e o som transmitido através do som do veículo são outras peculiaridades.
Pontos negativos: além da pouca variedade de filmes, o áudio não é dos melhores, além disso, quando tem eventos nos arredores (há um estádio e um autódromo perto) o barulho atrapalha um pouco. E só é acessível, obviamente, com carros – o que afasta uma parcela do público.


4- CINE CULTURA – SHOPPING LIBERTY MALL

Site: cinecultura.com.br
Programação: de 12 a 15 filmes. Não há longas blockbusters, a programação é voltada para filmes de distribuidoras menores. Foco em cinema europeu e latino-americano. Filmes legendados ou nacionais, não há dublados.
Preço: 7 (meia mais barata) a 26 (inteira mais cara) reais.
Curiosidades: exibição de festivais e mostras – como o BIFF, Festival de Brasília e Varilux. Semana a semana tem filmes exclusivos no Distrito Federal e aos sábados e domingos conta com pré-estreias de filmes que entrarão em circuito uma ou duas semanas depois. Algumas salas vem “equipadas” com banheiros no local, o que facilita o deslocamento na hora do aperto. Há promoções às segundas-feiras e cartão fidelidade. Não tem aumento de preço nos finais de semana.
Pontos negativos: o isolamento acústico é péssimo, perto das salas há um piano, não raro dá para ouvir alguém tocando o que atrapalha o som do filme, além de ser possível escutar as pessoas conversando fora da sala. A tela é pequena, as cadeiras são apertadas (para pessoas obesas que nem eu) e as fileiras são quase retas. E os funcionários tem o hábito de acender a luz e abrir as portas quando mal começam os créditos finais, o que gera um desconforto na imersão do filme.


3- CINEMARK – SHOPPING PIER 21
Site: pier21.com.br/pier21/cinema.asp
Programação: em geral mais de 10 filmes, os mais populares. Longas variados, contemplando animações, ação, terror e uma boa presença de cinema nacional. Filmes legendados ou dublados.
Preço: 13 (meia mais barata) a 70 (inteira mais cara) reais
Curiosidades: único a oferecer a sala D-BOX (não há IMAX em Brasília), com tela e som diferenciados, além da cadeira que treme conforme as ações no filme. Há sessões de meia noite na estreia de blockbusters. Exibição de jogos de futebol. Sessões com filmes clássicos. Salas grandes e com um espaço digno.
Pontos Negativos: não há diversidade na programação para além do escopo, raramente vemos um documentário aqui, por exemplo. Preço elevado – oferece um bom serviço, mas a um custo muito alto. E acesso ruim para quem não tem carro.

* o 4º lugar Cine Cultura/Liberty Mall e o 3º Cinemark/Pier 21 estão praticamente empatados. Como oferecem serviços com focos opostos fica até difícil medir.

 


2 – CINE BRASÍLIA:

Site: Secretaria de Cultura do DF (site/link nem sempre atualizado) e fan page no facebook
Programação: 3-6 filmes, os chamados filmes “alternativos”, ainda mais do que os do Cine Cultura supracitado. Filmes legendados ou nacionais, não há dublados.
Preço: 6 (meia) a 12 (inteira), tarifa única para todos os dias e horários.
Curiosidades: Cinema de rua, tradicional, preço mais barato (o cinema é subsidiado). Também tem banheiro na sala. Possui a maior lotação do Brasil: 600 lugares. As cadeiras são muito largas e tem um amplo espaço entre uma fileira e outra. Casa do Festival de Brasília e de outras mostras/festivais. Abraça temáticas como diversidade e meio ambiente. Tem programação infantil em alguns finais de semana. Às vezes com exibições gratuitas.
Pontos negativos: acústica ruim, não passa cartão, o ingresso é vendido apenas na hora, não há lugar marcado, não pode entrar com refrigerante e a programação não é atrativa para o grande público – boa parte das sessões tem menos de 20 pessoas.


1- ESPAÇO ITAÚ – SHOPPING CASA PARK

Site: itaucinemas.com.br/filmes ou site do shopping casa park
Programação: em torno de 15 filmes, maior diversidade do DF: blockbuster, documentário, animações, filmes nacionais.
Preço: 12,50 (a meia mais barata) e 50 (a inteira mais cara)
Curiosidades: melhor curadoria do DF, programação que contempla vários tipos de público. Sessões especiais (para pais com bebês), gratuidade para idosos ou professores em algumas sessões. Promoções, como Dia do Cliente (junta cinco ingressos e troca por uma entrada grátis às terças). Exibição de jogos de futebol, NFL e campeonatos de vídeo game. Sala VIP com cadeira que reclina, a ponto de deitar.
Pontos negativos: Não há salas com XD ou IMAX, o espaço entre as fileiras é um pouco apertado para quem não frequenta a academia e o acesso de ônibus não é dos melhores.



Já foram nesses cinemas? Colocariam outros de Brasília na lista? E que cinemas você destaca nos demais estados? Deixem aí nos comentários….

Deixe seu comentário