Curtindo a Vida Adoidado Trilha Sonora - Parte 5 de 5 - Tema de Star Wars - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema(song)

Curtindo a Vida Adoidado Trilha Sonora – Parte 5 de 5 – Tema de Star Wars

Já começo dizendo: um Honda não é uma Ferrari… os dois não são comparáveis… Também digo que Star Wars é diferente de Star Treck, mas não tem como negar que o primeiro é mais importante para o cinema do que o segundo… tão importante que 3 anos após o lançamento do último filme da trilogia original de Star Wars (O Retorno de Jedi de 1983) a música tema de Star Wars aparecia no filme “Curtindo a Vida Adoidado” de 1986. Como hoje os direitos autorais desta música devem ser muito caros, o tema desta música não está no album oficial do filme de Ferris Bueller (na verdade está sim, mas só 30 segundos, portanto acredito que não conta como uma aparição completa) e provavelmente pelo mesmo motivo a música dos Beatles também não é encontrada neste album… Veja abaixo a cena onde aparece a música de Star Wars no filme dirigido por John Hughes.

https://youtu.be/F4DMs262vr4

Esta cena foi responsável pelo primeiro momento “vai dar merda” que lembro ter intelectualizado durante toda a minha vida… O primeiro de muitos… É claro que só entendi depois de assistir algumas vezes o filme, mas está valendo. De qualquer forma, é uma cena clássica. Tão clássica que ela e todo o filme original foi utilizado como inspiração para uma propaganda do Honda CRV em 2012. Foi praticamente uma “superprodução” para uma propaganda e foi exibido pela primeira vez no Super Bowl de 2012 (o minuto mais caro da TV dos E.U.A). Abaixo seguem duas versões da propaganda,  onde a primeira é a versão do Super Bowl, e a segunda a versão completa da propaganda, lançado no internet. É óbvio que a versão estendida apresenta uma quantidade maior de referências ao filme, mas a versão mais curta também é interessante pois escolheram as cenas mais impactantes.

https://youtu.be/VgZN-zRhqG4

https://youtu.be/4Xkl8tqqo7g

E como o nome desta coluna é “Cinema(song)”, temos que escrever sobre a música em questão e principalmente sobre seu compositor. O Tema de Star Wars foi composto por John Willians, executado originalmente pela Orquestra sinfônica de Londres e lançado em julho de 1977 no formato de “single”. O pequeno vinil de 7 polegadas tinha apenas duas músicas: a música tema de Star Wars e a “Música da cantina” o que explica por que muita gente fissurada nesta música da cantina… Mas enfim, John Williams é um dos maiores compositores de temas de cinema, e já foi indicado para nada mais, nada menos que 50 (sim cinquenta) premios do Oscar, sendo que algumas vezes ele concorreu contra ele mesmo (pelo trabalho em filmes diferentes lançados no mesmo ano) e levou 10% dos prêmios: em 1972 por “Um violinista no telhado” (Fidder on the Roof – 1971),  em 1975 com Tubarão (Jaws – 1974), em 1978 pela música tema de Star Wars (1977), em 1983 por ET – O Extraterrestre ( E.T. the Extra-Terrestrial – 1982), e por fim em 1994 por Lista de Shindler ( Schindle’s List – 1993). Além disso, Williams foi indicado a 15 Baftas (levou 7), e foi indicado a 25 Globos de Ouro (levou 4) além de indicações e vitórias no Emmy e no Grammy… Uma lenda viva de 85 anos! Bem… chega de informações, segue abaixo a música tema de Star Wars

https://youtu.be/4rQSJDLM8ZE

E, com este singelo texto, termino este meu período como autor do Cinem(ação). Foram 4 anos, 4 meses e pouco mais de 4 dias no elenco de autores. fato que certamente mudou minha forma de ver cinema (clichê, eu sei, mas é fato). Agradeço ao Rafael e ao Daniel pela oportunidade e a todos os autores do Cinem(ação) por tudo que passei por aqui, em especial o Henrique e ao Cauê (este último ainda me deve a devolução da minha revista do Cavaleiro das Trevas…) com quem gravei vários podcasts sobre filmes inspirados em HQ… Obrigado a todos os outro autores Felipe, Guilherme, Iole, Allison, Anderson “Uivante”, Juliana, Bráulio, Lucas, Grécia (igual ao país), Patrícia, Kley, Fernando e Thiago: certamente vou acompanhar vocês como visitante do site e quem sabe, por outros caminhos.  Por fim, agradeço à você que teve a paciência de ler meus textos por aqui! Um abraço para todos!

Deixe seu comentário