Websérie documentário: Pessoas ou Carros? - Cinem(ação)
Cinema Nacional

Documentário em formato de websérie questiona: “Pessoas ou Carros?”

A websérie “Pessoas ou Carros? A Paulista Aberta e Uma Nova Visão de Cidade” é uma iniciativa necessária. Lançada pela agência de vídeo marketing Smarty em parceria com a  ONG SampaPé!,a produção de 44 minutos é dividida em cinco episódios: “O Império dos Motorizados”, “Como a Paulista Foi Aberta Para As Pessoas”, “O Papel do Governo”, “Moradores São Donos Da Rua?” e “Convivência”.

Com o objetivo de discutir a situação atual da Avenida Paulista – a mais importante via da cidade de São Paulo e um dos cenários mais icônicos do Brasil – o documentário “Pessoas ou Carros?” mostra as questões que circundam a decisão de fechar o acesso de carros aos domingos e feriados. Ele também discute questões relacionadas à relação da cidade enquanto espaço público, da população e seus direitos, e das instâncias que interagem nessa amálgama de interesses.

Ao longo dos episódios, pessoas favoráveis e contrárias à abertura (ou fechamento) da avenida dão suas opiniões e mostram os prós e contras. O debate se faz importante: a iniciativa da websérie “Pessoas ou Carros?” é necessária porque questiona a forma como nos relacionamos com a cidade em que vivemos, em um momento histórico no qual muitas pessoas tendem a se fechar em bolhas que impedem o convívio com o que é diferente. Será o espaço público o lugar de conviver com o que nos é diferente e nos incomoda?

A iniciativa da websérie também nos ajuda a pensar o cinema e o audiovisual, a partir do momento em que foi uma produção própria realizada com recursos menores que o de filmes semelhantes, mas que se propõe a chegar para muitos por meio da internet, mostrando que poderíamos ter mais produções como esta.

 

O documentário “Pessoas ou Carros?” foi uma parceria entre a agência de vídeo marketing Smarty, fundada por Diego Monteiro em 2017, voltada à produção de vídeos para as redes sociais, planejamento e divulgação, e as criadoras da ONG SampaPé!, Letícia Sabino e Ana Carolina Nunes.

A websérie pode ser assistida no canal da Smarty no Youtube, onde a publicação dos episódios ocorreu de 14 a 18 de agosto.

 

Confira o primeiro episódio – e siga assistindo os restantes pela playlist:

 

 

Deixe seu comentário