Três Grandes Redenções do Cinema [possíveis spoilers]
Dica de Filme

Três Grandes Redenções do Cinema [POSSÍVEIS SPOILERS]

Aproveitando a estreia de Meu Malvado Favorito 3, pensei em fazer uma breve lista elencando algumas das minhas redenções favoritas do cinema.

Os três filmes que serão citados são clássicos, já lançados há algum tempo. Mesmo assim, tentei fazer um texto que não estrague a surpresa de quem não ainda assistiu a algum deles (o que acho meio difícil). Mas mesmo assim, vale deixar o obrigatório aviso de possíveis SPOILERS! Portanto, entre por sua conta e risco! 😉

A ideia é apenas comentar sobre obras cujo momento de redenção atinge ápices emocionantes. Cenas emblemáticas que conquistam e comovem audiências ao redor do planeta.

Vários desses momentos já são muito conhecidos. Por isso, tentei buscar as redenções “menos” famosas (quando comparadas com as mais populares). Assim, tal como fiz na lista CINCO FILMES DE SUPER-HERÓIS PARA DESCOBRIR (OU REVER), o objetivo é fugir um pouco dos mais citados. Portanto, redenções como as de Darth Vader, Grinch e Detona Ralph, por exemplo, não estão nessa lista.

Lembrando mais uma vez: POSSÍVEIS SPOILERS!

Boa leitura! 😉

 


 

A Outra História Americana (1998)

A Outra história Americana é um daqueles filmes que me acompanha até hoje.

A trajetória da família Vinyard, principalmente a do primogênito Derek (Edward Norton, num trabalho memorável), é trágica e dolorosa. O ódio que norteia Derek é pungente e feroz. Em cada ato colérico, o espectador assiste impotente o racismo que o neonazista inflige nas minorias que tanto abomina.

O filme narra a prisão do jovem Derek após assassinar brutalmente um dos assaltantes negros que tentaram roubar seu carro. Enquanto cumpre sua pena, Danny (Edward Furlong), o caçula, começa a seguir seus passos. Aos poucos, Derek começa a questionar seus preceitos.

A beleza do filme está justamente no personagem de Norton. Derek não é um monstro, mas uma pessoa comum, que num momento de dor e dúvida, optou por um caminho rancoroso. A partir do momento que o público percebe sua humanidade, é quando a sua “redenção” começa a tomar forma.

Dirigido por Tony Kaye e com roteiro de David McKenna, A Outra História Americana é um conto sobre dor, ódio e amor. Sobre como o preconceito toma forma e é passado através de gerações. Sobre escolhas e consequências. Sobre reinvenção e redenção. Uma jornada de tristeza dotada de valor.

A Lista de Schindler (1993)

Imagino que este filme foi lembrado por muitos como uma das grandes histórias sobre redenção. Mas por ser uma obra tão incrível, me senti incomodado ao cogitar deixa-la de fora da lista.

Um dos filmes mais importantes do cinema contemporâneo (e de toda sétima arte), A Lista de Schindler é uma obra obrigatória para todos os públicos. No aspecto técnico, é um primor. A direção de Steven Spielberg, a fotografia de Janusz Kamiński, as atuações de Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fiennes, o roteiro Steven Zaillian, a trilha sonora de John Williams, etc. Mas é a história baseada em fatos que comove tantas pessoas até hoje (e aquele casaquinho vermelho… só de pensar, já deu um nó na garganta). Mas é na mensagem, na reconstrução de um passado nada distante, que o filme recebe sua merecida adoração.

O ano é 1939. Enquanto o exército nazista começa a levar os judeus para o Gueto de Cracóvia, vemos o empresário alemão Oskar Schindler chegar à cidade buscando lucrar com a atrocidade da Segunda Guerra Mundial. A partir daí, o filme inicia seu triste, emocionante e histórico relato sobre o maniqueísmo humano.

Spielberg demonstrou em A Lista de Schindler toda sua capacidade. É claro que seus filmes anteriores já comprovavam sua importância na sétima arte. Mas é com esse drama biográfico que, para mim, ele atinge seu ápice.

O filme concorreu a 12 Oscars e ganhou 7, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha sonora Original e Melhor Fotografia.

A Ponte do Rio Kwai

Essa aqui é curiosa já que a redenção vem para um personagem que não é vilão. E a atitude do personagem também não é necessariamente ruim. Talvez por isso esse é um dos grandes filmes de guerra já filmados.

A Ponte do Rio Kwai narra a história de um grupo de soldados britânicos, na Segunda Guerra Mundial, que, ao se tornarem prisioneiros de tropas japonesas, são obrigados a construir uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, na Tailândia, no meio da selva. A ponte possui importância estratégica fundamental para o transporte de armas dos japoneses.

O coronel Nicholson (Alec Guinness, excelente), líder nato, preocupado com seus homens, tenta elevar a moral de sua trupe prisioneira. E a forma que ele encontra é através da ponte, incentivando-os a realizar uma construção digna de orgulho. Mesmo que o objetivo dela vá de encontro com os das tropas britânicas.

É nessa complicada situação que o filme conquista o espectador e cria um momento genuinamente emocionante. Um dilema complicado com personagens humanos. Sem dúvida, um filme primoroso.

Dirigido por David Lean, A Ponte do Rio Kwai foi indicado a 8 Oscars e levou 7, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

E aí, o que achou da lista? Algum filme onde a redenção de algum personagem te chamou a atenção? Sentiu falta de algum? Comente abaixo!

Deixe seu comentário