Não completarás tuas listas - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Não completarás tuas listas

Faz cerca de 1 ano e meio que eu e mais dois amigos, Bruno e Alexandre, começamos a gravar o podcast Indic(ação). A proposta surgiu do meu irmão, Rafael Arinelli, que chegou a mim e perguntou se eu não teria interesse em contribuir mais com o site do Cinem(ação), juntar alguns amigos e começar a gravar o nosso próprio programa. Quando ele me fez esta proposta, eu já sabia o que era um podcast, ouvia programas nacionais e internacionais, gostava da ideia de poder lavar louça ou dirigir ao mesmo tempo em que aprendia algo novo e/ou me divertia com a conversa de alguém.

O caso é que desde então o meu olhar sobre séries, filmes, literatura, documentários e outras produções artísticas, mudou. Sinto-me mais atento mais cuidadoso nas minhas seleções e, claro, mais informado sobre os profissionais que estão inseridos nestas indústrias. Foi então, no começo deste ano, que tive a brilhante ideia de começar a criar listas. Afinal, por que não? Se eu gravo semanalmente um podcast sobre dicas de filmes, nada mais natural que eu também receba sugestões e as avalie: “você tem que assistir este filme e indicá-lo no seu podcast”, me dizem.

Foi aí que eu me enganei. Errei feio por ter sido inocente demais. Tal como a minha lista na Netflix, o número de filmes e séries só aumentaria. Faço aqui uma pausa para lhe dizer que esta é uma regra da vida, meu caro leitor. Não há outra possibilidade! Sempre esteve escrito nas estrelas, mesmo antes do surgimento da espécie humana: “Não completarás tuas listas“. Veja que, mesmo sendo uma pessoa criteriosa, limitando-me a assistir apenas as produções que eu realmente acredito que sejam boas e que me levarão a algum nível profundo de reflexão sobre a minha vida, ainda assim não é o suficiente. A tua lista será, sempre, interminável.

Então a solução seria parar de fazer listas? Afinal, o problema estaria solucionado, certo? Talvez fosse bom se a vida fosse simples assim, o problema é que a angústia em saber que me esquecerei das dicas que recebo, perdendo a chance de assistir a boas produções, é pior do que o sofrimento em saber que nunca terminarei minhas listas. Por isso, a solução imediata que encontrei foi tirar as listas do meu campo de visão, posso encontrá-las no meu computador sempre que eu precisar, mas não preciso ficar olhando para ela todos os dias! Quando preciso adicionar mais um item, rolo a página direto para baixo e finjo não perceber o seu tamanho – o problema é quando você começa a demorar alguns segundos para chegar até o final.

E eu sei, se você chegou até aqui nesta leitura, provavelmente você também deve ter este sentimento de que o seu tempo de vida não será suficiente para assistir a todas as produções que você gostaria. Por isso, eu te digo, caro colega: você não está sozinho! Você tem a minha compaixão, eu sei como você se sente e, se precisar de alguém para conversar, eu estarei aqui. Então, respire fundo, levante, vá até o banheiro, olhe no espelho e diga para você mesmo “só por hoje, eu não aumentarei a minha lista”.

Deixe seu comentário