As Mathildas #05: Que raios é Teste de Bechdel?

As Mathildas #05: Que raios é Teste de Bechdel?

Vamos falar de forma muito didática o que raios é Teste de Bechdel, e como você pode utiliza-lo!

Sabe aquele filme super legal, que você adora e acha que as mulheres estão arrasany, aparecem super bem e parecem ser super empoderadas? Então. Como é que a gente sabe se um filme as representa bem? Existe uma técnica para saber isso: Teste de Bechdel. Facinho de colocar em prática, neste podcast você vai entender mais sobre o teste. E talvez você descubra que as coisas não são tão legaaaais assim como você havia imaginado.

Para falar sobre esse assunto, as nossas apresentadoras Grecia Baffa e Iole Melo convidaram a queridíssima Beatriz Polivanov, professora de Estudos de Mídias da UFF (Universidade Federal Fluminense) – pessoa maravilhosa que concedeu seu tempo escasso para bater um papo com as meninas, filosofar e dar boas risadas.

Download | Feed | iTunes

Alguns materiais citados durante o papo foram:

Citamos mais algo e não está na lista? Deixe um comentário que mandamos um link bem legal!

Links das Mathildas:

Críticas, elogios, sugestões para mathildas@cinemacao.com ou no facebook.com/asmathildas ou ainda pelo twitter.com/asmathildas

Marca criada por: Letícia Locatelli | Edição do podcast por: ISSOaí Design Estratégico

Gostou? Dê um like e passe adiante!

Leia também:

Apoie o Cinem(ação): contribua com a cultura cinematografica!

  • Críticas cinematográficas
  • Mais de 6 horas de conteúdo inédito por semana
  • Podcasts semanais
  • Grupo no Facebook exclusivo para apoiadores
  • Acompanhamento das nossas conquistas com seu apoio

Abra a porta do armário! Deixe seu comentário:

  • Olá Mathildas (posso começar os meus comentários sempre assim ehehhee? ) , tudo bem com vocês?
    Mais uma vez, é um prazer ouvir um episódio produzido por vocês. Parabenizo também pela convidada que acrescentou muito à discussão. Sobre o teste, já tinha ouvido falar sobre ele antes mas nunca é o bastante ouvir e conhecer mais um pouco.

    Em relação à exemplo de filmes, acho sempre interessante aplicar o teste em produções que fogem do óbvio como é o caso de As Sufragistas, que ainda não vi mas sei que passa, rs.

    Grande abraço e até a próxima 🙂

  • Lucas Albuquerque

    Olá Marcus, agradeço pelos comentários nos nossos casts. Sobre o filme “As Sufragistas ” temos um belo exemplo de um longa didático e com força temática, mas que escorrega em alguns aspectos cinematográficos. Tem crítica dele aqui no site: http://cinemacao.com/2016/01/14/critica-sufragistas/
    Mesmo não sendo excelente, ainda vale assistir, como escrevi lá no texto. 😀

  • Opa, Lucas, lerei sim. Pode ter certeza. Ainda preciso ver o filme para um diálogo completo com o que está sendo dito. Obrigado pela dica.