LadoB: Como Fazer Um Longa Sem Grana No Brasil - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

LadoB: Como Fazer Um Longa Sem Grana No Brasil

 

LadoB: Como Fazer Um Longa Sem Grana No Brasil” é um Documentário de Marcelo Galvão de 2007. Ele mostra os bastidores de Produção e de Filmagem do seu primeiro longa chamado “QuartaB”. Mas não pense que você irá assistir uma espécie de Making of exibindo as alegrias de fazer cinema, mostrando a magia e os encantos de produção da sétima arte. Pois essa magia encantadora só existe nas telas. Durante o processo de realização de um filme, a banda toca de outra forma.

O mais interessante desse Doc. é que Marcelo não esconde os aperreios que teve para parir o seu primeiro filho cinematográfico. Ele mostra todas as dificuldades de produzir um Longa Independente com pouquíssima grana, indicando em um passo a passo, tudo que não se deve fazer durante o processo de produção de um longa.

O Documentário é praticamente uma aula de produção, enfatizando em seu subtexto, a importância de dar muita atenção e dedicação à fase de Pré-Produção. Etapa esta que muitos aspirantes à Cineasta passam apressadamente, pela ansiedade de irem logo para o Set de Filmagem, dando margem para o surgimento de inúmeros problemas quando chega o momento de gravação.

A Pré-Produção de um filme é a fase de planejamento logístico e artístico. É todo serviço feito desde a construção de um roteiro até o momento de começar a rodar a primeira cena. Nessa fase, tudo tem que ser minuciosamente estudado, calculado, planejado com o máximo de precisão. E mesmo assim, ainda muitos imprevistos e dores de cabeça acontecem. Imagina quando nada disso é feito? Ou imagine esse processo sendo realizado de forma apressada, mal feita ou simplesmente por falta de conhecimento de causa?

Marcelo Galvão aprendeu na prática!

Durante o documentário aprendemos a admirá-lo e a torcer por ele. O diretor mostra que fazer cinema não é para qualquer simples mortal. Impossível fazer e continuar fazendo a sétima arte por status. O processo é HardWork! É necessário muito amor pela arte, muita paixão, muita determinação, muita raça, muito empenho e muito cuidado para não perder a sanidade mental! Marcelo nos prova que tem tudo isso!

O Doc. também exibe depoimentos de alguns cineastas como Fernando Meirelles e da equipe que está trabalhando na produção do longa. Uma equipe composta por amigos que trabalharam voluntariamente. Vemos a própria esposa do diretor desistir do projeto por não acreditar nele. Vemos alguns outros profissionais desacreditados, mas trabalhando firme ao lado do diretor. O final é surpreendente!

Confira o trailer e assista o Doc.!

Deixe seu comentário