7 Canais no Youtube que ajudam a conhecer mais sobre cinema
conhecer mais sobre cinema
Cinema Mundial

7 Canais no Youtube que ajudam a conhecer mais sobre cinema

Quer conhecer mais sobre cinema?

Existe muito conteúdo relevante e extremamente interessante no Youtube. É claro que alguns dos Youtubers mais famosos do mundo falam sobre coisas fúteis, mas a quantidade de canais interessantes sobre os mais variados assuntos cresce cada vez mais.

E enquanto existem bons canais no Youtube sobre cinema, também existem milhares de canais medíocres ou que pouco acrescentam ao conhecimento. Pensando nisso, decidi listar 7 canais do Youtube que contribuem muito para o conhecimento sobre cinema.

 

No entanto, é preciso dar algumas considerações importantes:

– Não se trata de um ranking absoluto dos “melhores canais”. Afinal, com certeza existem excelentes canais que eu não conheço, e também posso ter esquecido de algum. Mas é o suficiente para conhecer mais sobre cinema!

– Alguns destes canais são em inglês! E se você não entende, não fala e não escuta o idioma mais importante do mundo, talvez o primeiro passo a ser dado é começar a estudá-lo. Assim, em breve você não vai precisar ler legendas da maioria dos filmes nesta língua (que são muitos), entre tantas outras vantagens.

-Eu sei que existem muitos (e muitos, e muitos, e muitos, e muitos) canais com o propósito de falar apenas sobre críticas e reviews dos filmes. Aqui a ideia é ter uma maior variação do tipo de canal, mas ainda assim incluí bons canais do tipo.

Confira a lista com 7 ótimos canais:

1- The Hollywood Reporter (inglês)

O canal de uma das publicações mais importantes do mundo do entretenimento é um verdadeiro show de entrevistas. São muitos vídeos com durações e propostas diferentes (até porque o Hollywood Reporter é um grupo muito grande), mas os vídeos chamados de “Roundtable”, em que atores, diretores, roteiristas e outros variados profissionais se sentam para discutir temas em comum ou contar detalhes de suas carreiras são cheios de conteúdo importante para o cinema do momento! Mas atenção: não existem playlists com os vídeos das “roundtables”, então é preciso saber procurar os vídeos com quase uma hora de duração e conversas enaltecedoras que tanto ajudam a conhecer mais sobre cinema.

No vídeo abaixo, diretores da TV e do cinema, incluindo Donald Glover (Atlanta) e Damien Chazelle (La La Land), além do diretor da peça “Hamilton”. Eles falam sobre o que é “editar” e sobre o objetivo de cada um com suas produções, entre muitos outros assuntos:

https://www.youtube.com/watch?v=gU1sTWIbw_Y&t=218s

 

2- DP/30 (inglês)

Mesmo sem fazer ideia de como surgiu o nome deste canal, e mesmo com edições quase amadoras dos vídeos, o DP/30 honra o subtítulo do canal: the oral history of Hollywood, ou seja, a história oral de Hollywood. As entrevistas com os mais variados profissionais (especialmente atores, que claramente trazem mais audiência) são leves, despretensiosas, e tiram conteúdo exclusivo sobre o filme do momento em questão.

Para não cair direto em entrevistas com grandes atores ou diretores, é bom ver o que o entrevistador extrai de James Laxton, diretor de fotografia do Moonlight, que conta sua trajetória desde quando estudou na Universidade de São Francisco.

 

3- EntrePlanos

OK, chega de gringos! Há poucos dias descobri este canal, e ele é tão incrível que estou sugerindo a todo mundo que eu sei que busca conhecer mais sobre cinema. Iniciado como um Trabalho de Conclusão de Curso do criador, Max Valarezo, o EntrePlanos se destaca por mostrar “mini-documentários/ aulas/ reportagens/ explicações” que são frutos de pesquisas incrivelmente detalhadas e cuidadosas. Além de falar de teorias e elementos da história do Cinema, o canal ainda tem uma leveza que facilita o entendimento de tudo. É uma aula de como produzir conteúdo de qualidade no Youtube!

O melhor é começar pelo vídeo mais “básico” de todos: “Como você interpreta um filme?” Pegue um caderninho para anotar!

 

4- Pablo Villaça

Ultimamente, o crítico de cinema Pablo Villaça faz vídeos apenas com “Comentários” sobre os lançamentos mais recentes ou coberturas de festivais.  É interessante justamente por não ser “crítica” ou “review”: são apenas comentários sobre o filme, geralmente sem spoilers. Acontece que Pablo Villaça é um dos críticos de cinema mais respeitados da atualidade, e traz contundentes comentários sobre os longas. Mas a quem não conhece os vídeos “Cenas em Detalhes”, no qual Pablo dá aulas sobre alguns filmes específicos, vale a pena começar por eles. Aproveite para pedir por mais vídeos do tipo, para ver se ele volta a fazer!

 

 

 

5- Meus 2 Centavos

Um dos mais famosos canais de “Reviews” do Youtube, O Meus 2 Centavos é uma excelente opção para quem quer entender melhor sobre os filmes mais recentes ou até decidir se vale pagar o ingresso para ver aquele filme específico. O crítico Tiago Belotti faz umas análises bem contundentes e bastante exigentes dos filmes, e ainda dá notas de 0 a 10 bastante específicas – coisa que as pessoas mais “cartesianas” adoram. E a forma direta e sem rodeios dos vídeos permite que eles tenham poucos minutos, ideal para quem está com pressa.

Como é o caso da crítica de “La La Land”:

 

 

6- CineFix (inglês)

Quer mais canais gringos? Então vamos lá. Às vezes, tudo o que precisamos para conhecer mais sobre cinema é de uma boa lista de “coisas que não sabemos” ou “momentos mais emotivos”, e coisas do tipo. Se você ignorar um pouco dos exageros do canal CineFix, que faz listas de “melhores de todos os tempos”, o que aliás funciona como um belo click bait, verá que é uma ótima forma de relembrar momentos de grandes clássicos ou até mesmo encontrar referências para assistir, já que sempre tem aquele filme mais antigo que perdemos no caminho! Por isso, o CineFix é uma ótima pedida para dar um relax e ainda ganhar um monte de referência.

Olha só a lista de “filmes mais emocionantes de todos os tempos”:

 

7- Super Oito

Portuguesos e Portuguesas: se vocês não falam inglês, eis a última dica da lista: um canal de “Review” feito com a quantidade certa de seriedade e humor. Afinal, o ator, roteirista e diretor Otávio Ugá sabe muito bem como balancear as duas coisas, e ainda faz críticas interessantes e bem explicadas.  Além disso, o dono do canal também tem feito muitas listas de “melhores” e “piores” que, apesar de longos, mostram muita coisa interessante, e de maneira bem leve.

Olha como ele analisa “A Chegada”:

 

 

Espero que esta lista ajude mais pessoas a melhorar na jornada em busca de conhecer mais sobre cinema.

GOSTOU? FALTOU ALGUM CANAL IMPORTANTE? SENTIU FALTA DE ALGUMA COISA? Então comente, e quem sabe eu não faço um artigo continuando esse tema…

Deixe seu comentário