Filme sobre Tiradentes é selecionado para Festival de Berlim - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Filme sobre Tiradentes é selecionado para Festival de Berlim

 

‘Joaquim’, novo filme do diretor pernambucano Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus), foi selecionado para a mostra principal do 67º Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim, e consequentemente, será um dos concorrentes ao Urso de Ouro, premiação dada ao melhor filme do festival. O drama histórico conta a história de Tiradentes, o ativista político Joaquim José da Silva Xavier,  Mártir da Inconfidência Mineira, um dos principais movimentos separatistas do Brasil no período colonial.

 Após o hiato de três anos, o cinema brasileiro  volta a ter um representante na competição principal do festival alemão. Praia do Futuro (2014), do diretor Karin Ainouz, tinha sido a última película tupiniquim selecionada. ‘Joaquim” é uma coprodução entre Brasil e Portugal, com a participação dos atores:  Júlio Machado, Rômulo Braga e o português Nuno Lopes, que protagonizam o épico luso-brasileiro. O longa do diretor Marcelo Gomes pode ser o terceiro filme do país a conquistar o Urso de Ouro. Central do Brasil (1998), de Walter Salles, e Tropa de Elite (2008), de José Padilha, foram os brazucas que levaram a  principal estatueta do Berlinale.

Ator Júlio Machado Interpreta Tiradentes

O 67º Festival Internacional de Cinema de Berlim acontecerá entre os dias 9 e 19 de fevereiro. Em 2017, o juri do prestigiado festival alemão será presidido pelo cineasta holandês Paul Verhoeven, diretor de filmes importantes como Robocop (1987) e Instinto Selvagem (1992).

Deixe seu comentário