5 Melhores Animações de 2016 - Cinem(ação) | trailer, lançamento, crítica
Dica de Filme

5 Melhores Animações de 2016

Fim de ano chegando e hora de pensar em listas… começando com um gênero muito querido: as animações (aliás, animações seria um gênero? Isso é papo para outra hora…). O meu critério para eleger as melhores do ano é muito simples: vale qualquer animação lançada nos cinemas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro – ainda tem duas semanas de estreias, mas não terão animações lançadas no período.

De acordo com dados do filmesb foram lançadas 28 Animações nos 12 meses no Brasil. Dessas eu vi 20. Este ano tivemos coisas como Galinha Pintadinha, Barbie e Peppa Pig que nem alguém com muita boa vontade como eu pode encarar… então peço perdão caso esteja cometendo alguma injustiça com os 8 filmes que ficaram de fora, mas sinceramente creio que não…

Vamos à lista:

5 – O Bom Dinossauro


Um filme com o selo Pixar, mas que foi engolido por Divertida Mente (2015). A primeira das Animações do ano merece a lembrança na lista por alguns pontos: o carisma dos protagonistas, em especial a “criatura” humana, as mensagens sobre coragem, legado e experiências, mas sobretudo pelo hiper-realismo das paisagens. Quem chegou por acaso no meio do filme pode achar que se tratava de um live action. Os animais não estavam com essa característica, porém alguns dos cenários sim… Algo que não é do filme propriamente dito, mas que não pode ser ignorado é o curta que o precedeu: Os Hérois de Sanjay, que inclusive concorreu ao Oscar. O Bom Dinossauro não é nota 10, contudo vale o 5º lugar.

Confira a nossa crítica de O Bom Dinossauro!

4- Zootopia – Essa Cidade é o Bicho



Zootopia
deve estar no Oscar do ano que vem com chances de vencer… e não é pra menos: engraçado, com um belo design de produção (claramente os responsáveis estavam se divertindo com a construção daquele universo), referências muito boas e principalmente um subtexto sobre racismo que merece aplausos. E outro filme que a dupla principal se destaca e aqui eles têm camadas, são falhos e até complexos de certo modo. Será que leva a estatueta?

Veja a nossa crítica sobre Zootopia – Essa Cidade é o Bicho!

3- Kubo e As Cordas Mágicas


Zootopia é candidato ao Oscar, mas terá que passar por cima de um adversário de peso: em se tratando de qualidade na produção Kubo e as Cordas Mágicas está de parabéns. Por vezes eu não acreditava que o que eu via era um stop-motion. E que narrativa linda! Alegorias, tradições milenares, drama, aventura, terror e ação, tudo isso está presente e de forma bem pontuada. Poucas animações falam da morte de um jeito tão singelo. Além disso Kubo reúne caracteres das animações indicadas ao Oscar no ano passado, mais um motivo para vir forte este ano – sem contar os vários prêmios que já vem recebendo…

Leia aqui a nossa crítica de Kubo e as Cordas Mágicas!

2- Procurando Dory


Se o favorito dos votantes gringos para o Oscar de 2017 é o Kubo, o meu favorito pessoal é Procurando Dory… em resumo: considero Procurando Dory melhor que Procurando Nemo (debatemos isso no podcast #187, vale escutar para ver os argumentos completos). Uma das abordagens mais lindas sobre a deficiência – a questão da falta de memória da Dory é exemplar para se trabalhada por pais e professores. Além disso, vemos uma abordagem ecológica que em momento algum soa “pregação”. Sem contar que a nossa Dory rouba a cena mais uma vez e o bebê Dory é apelação….

A crítica sem spoiler de Procurando Dory e o podcast, com spoiler, da querida peixinha azul.

1- Anomalisa


Anomalisa foi o meu favorito ao Oscar em 2016 e em um ano com Divertida Mente e o nacional O Menino e o Mundo. Se Divertida Mente poderia desencadear uma monografia de curso de graduação em psicologia, Anomalisa pode gerar uma tese de Doutorado. O estudo da mente do personagem é algo raro. A questão vocal é usada de forma muito inteligente e com um sentido narrativo. Como se não bastasse há a MELHOR cena de sexo que eu já vi no cinema – sim, estamos falando de uma animação! O desfecho não é clichê, há momentos que lembram algo de Nelson Rodrigues e outros de uma empatia estranha. Obra prima que poderia até estar na categoria principal do Oscar.

Saibam mais, com spoilers parciais, sobre Anomalisa na nossa crítica!



E para você quais foram as melhores animações lançadas no Brasil este ano? E considerou um bom ano para o gênero? Deixe aí nos comentários!

Deixe seu comentário