Especial Halloween: Nossos Filmes de Terror Favoritos - Cinem(ação)
Dica de Filme

Especial Halloween: Nossos Filmes de Terror Favoritos

Terror é um gênero amado por muitos. Outros nem cogitam uma sessão após o sol se por. Na equipe do Cinem(ação) mesmo temos alguns que preferem até mudar de assunto quando o papo vai por esse lado. Mas para comemorar o Halloween convocamos os mais corajosos do nosso time a nos contar quais são aqueles longas que os marcaram. Vamos à lista:

Allison Almeida – CARRIE, A ESTRANHA (Carrie, 1976)

halloween carrie-a-estranha

Sabe aquele colega introspectivo, muito tímido, com manias peculiares, que todo mundo zoa na escola? …É melhor deixá-lo quieto! Essa é a moral do clássico Carrie, a Estranha, dirigido por Brian de Palma. Com direito a John Travolta no elenco interpretando um caricato vilão estudantil, a película imortalizou Sissy Spacek como protagonista, numa das melhores performances em filmes de terror de todos os tempos. De atuação tão convincente, Spacek conseguiu algo raro para um trabalho num filme de terror: indicações para premiação de Melhor Atriz tanto no Oscar quanto Globo de Ouro.

Baseado no Best Seller homônimo de Stephen King, Carrie conta a história de uma problemática adolescente atormentada por uma mãe fanática religiosa com poderes paranormais e dificuldades de integração social na escola. Mais que um filme de Terror, Carrie é um ícone da cultura pop. Uma excelente dica para o Halloween e para mostrar para aquele seu primo mais novo mala, que acha lindo praticar bullying nos colegas de classe. Quem sabe um dia o peste não encontra uma Carrie?

Anderson “Uivante” Rosa – O BEBÊ DE ROSIMARY (Rosemary’s Baby, 1968): 

halloween-rosemarys-baby-1968

Com uma das trilhas sonoras mais aterrorizantes já feitas para o cinema, ângulos de câmera que chamam atenção por causarem uma “profundidade nauseante”, e uma sutileza que se encontra até nas cores que estão no ambiente, Rosemary’s Baby me aterroriza até hoje.

Filme de 1968, dirigido por Roman Polanski, o longa-metragem mostra a mudança de um casal para um novo apartamento. Rosemary (Mia Farrow) tenta adaptar-se há uma rotina regrada de vizinhos esquisitos, uma gravidez concebida de maneira aterrorizante e um comportamento estranho vindo de seu marido Guy Woodhouse (John Cassavetes).

O Bebê de Rosemary é uma grande obra do terror que lhe espanta do início ao fim, pela ambientação e trama criada pelo diretor, sem a necessidade de ter algum “Jumpscare”.

Henrique Rizatto – O EXORCISTA (The Exorcist, 1973)

Halloweeno-exorcista-1973-3

O Exorcista, de 1973, dirigido por William Friedkin, é um filme presente em TODAS as listas de filmes de terror. Isso porque o filme chocou o público envolvendo em seu enredo a igreja católica e a possessão demoníaca de uma garotinha inocente e possui uma temática muito forte para qualquer época que se analise. Repleto de cenas memoráveis, como a cabeça girando 360 graus, o vômito verde, a masturbação com um crucifixo e a jovem Regan descendo totalmente torta uma escada. Nos bastidores o filme também tem seu eterno mistério com as mortes de funcionários da produção.



Felipe FerreiraLucas Albuquerque  – Melhores de 2016

A bruxa

Além dos três clássicos do terror pensamos também sobre 2016. Será que às vésperas do Halloween estamos bem servidos neste ano? A resposta é um sonoro Sim! Trouxemos então três filmes que chamaram atenção nos últimos meses.

A Bruxa teve baixa recepção do público e ótimas críticas. O longa vai na contramão das obras mais recentes, talvez isso tenha afastado o público. Os personagens, atuações poderosas, fotografia com luz natural, trilha impactante, direção muito competente… ou seja, tudo impecável aqui. Robert Eggers dirigiu com pouco orçamento aquele ficará marcado para os fãs do gênero. (Lucas Albuquerque)

Invasão Zumbi é o representante do subgênero que tem sido resgatado nos últimos anos. Filme Sul-Coreano encanta por além de ter um ótimo trabalho de ação/terror, ele propõe discussões interessantes ao expor tipos bem marcados e mostrar que nós humanos somos os verdadeiros monstros. A parte dramática também salta aos olhos e temos outra atuação infantil de destaque com a jovem Soo-an Kim. (Lucas Albuquerque)

Invocação do Mal 2 tem um roteiro bem construído, a trilha sonora é precisa e as atuações da Vera Formiga e das crianças são maravilhosas. É como um filme de terror deve ser, nada gratuito, naquela máxima certeira de que menos é sempre mais. Um terror bem executado é um terror bem construído em todas as etapas. (Felipe Ferreira)

 



E você, qual dessas companhias vai quer neste Halloween? E quais os teus favoritos de terror? Ou você é daqueles que tampa o olho com Chuck, o Brinquedo Assassino?

Deixe seu comentário