Curta: O Segredo da Família Urso - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Curta: O Segredo da Família Urso

Ficha Técnica de O Segredo da Família Urso. 

Diretora: Cíntia Domit.

Roteirista: Cíntia Domit, Will Martins.

Produtora: Novelo Filmes

Elenco: LIZ COMERLATTO (Geórgia), AMÉLIA BITTENCOURT (Dona Solange), GILDA NOMACCE (Mãe), OTTO JR (Pai), CLEÍSTENES GRÖTT (Homem).

Sinopse: 1970, ditadura militar brasileira. Geórgia, uma menina de 8 anos, é proibida de entrar no porão de sua casa, onde costumava brincar. Longe dos olhos dos pais e da velha babá, Geórgia encontra a porta destrancada: há alguém lá dentro.

familiaurso-poster

Recentemente, escrevi sobre o curta-metragem Qual Queijo Você Quer? Produzido pela Novelo filmes e dirigido por Cíntia Domit. Pois bem, venho aqui novamente escrever para comentar sobre outro curta da mesma produtora e diretora – O Segredo Da Família Urso, outra obra maravilhosa.

A película se inicia com os escritos nos dizendo que se passa na ditadura militar brasileira, e não por menos, automaticamente, conseguimos notar a menina descendo as escadas e sendo enquadrada por trás das grades da escada, já refletindo um dos grandes males daquele período grotesco: Prisão.

Se Qual Queijo Você Quer? tinha força principalmente na sua dupla de atores principais e seus textos, aqui a câmera de Domit e toda sua ambientação ganham mais notoriedade. A movimentação é graciosa e ao mesmo tempo incisiva, apresentando desde algumas movimentações simples (como aquela em que a câmera se movimenta para trás enquanto uma menina está andando para frente, reforçando a tensão sobre o que a personagem está avistando e nós não), até movimentações nas quais a câmera foca em uma cadeira ou na pessoa torturada.

Contudo, sua principal eficácia está em fazer uma analogia entre o terror apresentado em tela e a ditadura militar. Principalmente se tratando de um curta gravado recentemente, onde ondas de pedidos da volta desse período tomaram voz nas ruas brasileiras. Os bonecos e ursos da menina nada mais são do que meras figurações sobre como eram as distrações da época para a verdade que estava acontecendo. E obviamente nada mais sintomático do que ver o pai da menina lendo um jornal de época em que a matéria de capa é sobre a seleção brasileira, seleção essa que até os dias atuais é usada como um modo de abstrair a atenção da sociedade dos problemas sociais.

Ainda com todas as qualidades citadas, podemos notar alguns exageros nos vinte minutos de curta. Principalmente em momentos onde o choque vale mais do que a intenção da cena em si. Em dada cena todos estão sentados à mesa e sobre ela apenas um tipo de comida representando a pouca diversidade da época. Porém, a cena é quase toda desperdiçada por um susto barato ao final dela. Também temos a personagem principal dialogando com uma boneca, apenas para verbalizar o que já havíamos entendido.

Enfim, o curta-metragem O Segredo da Família Urso faz um terror categórico sobre um dos períodos mais tenebrosos do Brasil – Ditadura Militar. Ainda assim, é atual sobre como o enfeite e a impunidade da época, onde o sangue era limpo e o local enfeitado, faz algumas pessoas hoje aclamarem pela volta de uma ditadura cruel e sádica.

Escrito por: Will Bongiolo

  • Nota Geral
4

Resumo

O Segredo da Família Urso faz um terror categórico sobre um dos períodos mais tenebrosos do Brasil – Ditadura Militar. Ainda assim, é atual sobre como o enfeite e a impunidade da época, onde o sangue era limpo e o local enfeitado, faz algumas pessoas hoje aclamarem pela volta de uma ditadura cruel e sádica.

Deixe seu comentário