Cinema 4D vale a pena? - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Cinema 4D vale a pena?

Já faz algum tempo que o cinema 4D foi lançado no Brasil. Entretanto os altos preços dos ingressos sempre me afastaram da experiência; afinal, valeria a pena? No mês de julho estive em Portugal, e tive a oportunidade de conhecer o tal cinema 4D por preços mais acessíveis, na cidade de Gaia. O filme escolhido foi “Caça-Fantasmas” (Ghostbusters, 2016), e o Lucas já fez a critica nesse link aqui! Você também pode ouvir nosso podcast nesse link. Não vou focar muito no filme, pois o meu objetivo é relatar o que eu achei sobre o cinema 4D.

Na teoria, o que é um cinema 4D? Ele oferece uma experiência mais “real” do filme. Ou seja, os espectadores podem esperar por cheiros, respingos de água, cadeiras mexendo, vento, etc. Os efeitos e sensações são sincronizados com as cenas do filme. Isso significa, que durante uma cena de ação, por exemplo, as cadeiras podem mexer e/ou tremer.

4dx_1

A sala a qual eu assisti ao filme possui capacidade limitada de 100 pessoas. Ela é menor do que uma sala de cinema habitual, pois as cadeiras necessitam de todo um aparato para a magica acontecer. A tecnologia proporciona mais de 20 efeitos diferentes. No começo é bastante divertido. Antes do filme os espectadores experimentam as sensações durante a exibição de um mini trailer. Todos começaram a rir e a se empolgar, pois as cadeiras trepidam bastante, dando a impressão de que estamos em uma montanha-russa. Também experimentamos um cheiro gostoso, parecido com algum perfume floral. Uma onda de vento inunda a sala, e luzes piscam frequentemente, simulando raios caindo durante uma tempestade. Antes do filme é importante verificar se a sua saúde permite essa experiência! Um aviso é exibido na tela para alertar os espectadores de que o cinema 4D não é recomendado para pessoas com labirintite, mulheres grávidas, crianças pequenas, etc. Embora eu não tenha visto um alerta para pessoas que sofrem de ataques epilépticos, acredito fortemente que essa experiência deve ser evitada. Melhor ficar atento a essas condições!

Mas agora vamos ao que interessa: e durante o filme? No início as sensações são divertidas. O filme é recheado de cenas de ação, então as cadeiras ficam balançando e vibrando de acordo com o que está acontecendo. Nas cenas de susto, as cadeiras vibram também. Aliás, acredito que essa seja a principal sensação explorada durante toda a exibição do filme. As luzes brancas, simulando raios, também são bastante utilizadas. O cheiro eu senti somente durante uma cena, quando uma personagem comenta sobre um cheiro estranho. Uma pena, pois adorei a ideia desse recurso. Os respingos de água também foram pouquíssimos usados, embora algumas pessoas devem ter agradecido por isso. Mas eu queria ter sentido mais!

4dx

Passado um tempo de filme, as sensações começam a irritar um pouco. Qualquer situação fora do normal nas telas leva a uma vibração das cadeiras, e posso dizer que isso gera uma pequena distração. Em certo momento comecei a prestar mais atenção nos efeitos do que no filme em si, muitas vezes tentando adivinhar o que viria a seguir. Como o final é repleto de ação, as poltronas não param de mexer e balançar.

Em resumo, o cinema 4D é uma experiência bacana. Mas só. O investimento vale? Para uma vez na vida, sim, é interessante. Mas não recomendo durante os filmes que nos interessamos muito, quem quiser investir no ingresso acho melhor testar com um filme mais “bobinho”.

 

 

Deixe seu comentário